Mário Trindade concretiza sonho e participa nos Jogos Paralímpicos

Mário Trindade encontra-se a competir por Portugal nos Jogos Paralímpicos/ Foto: Direitos Reservados

Mário Trindade encontra-se a competir por Portugal nos Jogos Paralímpicos/ Foto: Direitos Reservados

Afinal Mário Trindade, atleta vila-realense, passou a integrar a comitiva lusa nos Jogos Paralímpicos. O atleta já se encontra no Rio de Janeiro desde 1 de setembro. 

Entre 7 e 18 de setembro Portugal vai estar representado nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 por 37 atletas, mais oito que os inicialmente previstos, uma vez que o Comité Olímpico excluiu a Rússia dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, devido a um sistema de doping organizado.

Desta forma, Portugal terá a terceira maior comitiva de sempre em Jogos Paralímpicos, depois de ter tido 52 representantes em Sidney (2000) e 41 atletas em Atenas no ano de 2004.

A redistribuição de vagas permitiu ao atletismo aumentar de 10 para 17 o número de representantes – com as entradas de Carina Paim, Érica Gomes, Gabriel Machi, Odete Fiuza, Mário Trindade, Miguel Monteiro e Nuno.

O atleta vila-realense vê assim concretizado o sonho de participar nos Jogos Paralímpicos, “senti que o trabalho que fiz todos estes anos não foi em vão”, afirmou ao VivaDouro Mário Trindade, não escondendo a alegria por representar Portugal naquele que é o evento desportivo de elite para pessoas com deficiência.

Foi com 12 anos que Mário Trindade descobriu o gosto pelo desporto e especialmente por atletismo, “formei uma equipa de quatro amigos, onde participávamos nas provas da nossa cidade – Vila Real. Os resultados eram muito bons, ao ponto de conseguirmos várias vezes um 1º lugar”, conta o atleta na sua biografia.

A escoliose diagnosticada ainda em criança não fez com que Mário Trindade baixasse os braços e no atletismo já conquistou vários recordes, nomeadamente um recorde do Guinness, tendo superado a “maior distância percorrida em cadeira de rodas”, mais de 181 147 metros em 24 horas no ano de 2007.

O atleta foi também Medalha de Bronze nos 100 metros no Campeonato da Europa e conta com uma participação no Campeonato do Mundo. Mais recentemente participou no Campeonato Europeu de Atletismo IPC, que decorreu entre o dia 10 e o dia 16 de Junho, em Grosseto Itália, onde conquistou a medalha de prata nos 100 metros, e a medalha de bronze nos 400 metros.

“Mas não há nada como os Jogos Paralímpicos”, afirmou Mário Trindade ao VivaDouro, ao revelar que este é um objetivo que já perseguia há alguns anos. No Rio de Janeiro o atleta vai participar nas distâncias de 100m e 400m da categoria T52.

“As expectativas são elevadas”, afirmou o atleta ao falar da prova, “vou competir com atletas que têm tudo e mais alguma coisa, já me dava satisfeito por conseguir garantir as finais”.

“Na minha vida trabalho por fases, conforme vou andando vou estabelecendo outro objetivo, depois de estar nas finais é avaliar e criar um novo objetivo”, no entanto Mário Trindade revela que se regressar do Rio com uma final já vem “mais do que satisfeito”.

Mário Trindade e os outros atletas convocados partiram a 1 de setembro para o Rio de Janeiro.

, , , , , ,