Primeira edição do Mercado Medieval “superou as expetativas” em Freixo de Espada à Cinta

Primeira edição do Mercado Medieval “superou as expetativas” da autarquia/ Foto: Salomé Ferreira

O Município de Freixo de Espada à Cinta realizou nos dias 6 e 7 de maio a 1.ª edição do Mercado Medieval que levou à vila milhares de visitantes ao longo de todo o fim-de-semana.

Freixo de Espada à Cinta recuou até à época Medieval, ao reinado de D. Dinis, com a realização de uma iniciativa enquadrada na aposta cultural levada a cabo pela autarquia, que consiste na realização de várias atividades ao longo do ano como forma de levar “mais visitantes” à vila.

Maria do Céu Quintas, presidente da autarquia e Artur Afonso Nunes Neto Parra, vice-presidente do município

Maria do Céu Quintas, presidente da autarquia, vestiu-se a rigor e acompanhou, juntamente com o executivo, toda a cerimónia de abertura da 1.ª edição do Mercado Medieval, um evento que, segundo a edil, “já fazia falta em Freixo de Espada à Cinta”.

“O evento correu muito bem, estou satisfeita, tivemos muitos participantes, as pessoas aderiram muito bem”, afirmou ao VivaDouro a presidente.

Tendo como epicentro o Centro Histórico da vila e todo o património cultural que a vila tem para oferecer, o evento agradou os freixenistas que saíram à rua e se vestiram a rigor para acompanhar a viagem até à época Medieval.

Participaram 60 expositores nesta 1ª Edição do Mercado Medieval

O Mercado Medieval levou até Freixo de Espada à Cinta milhares de visitantes ao longo dos dois dias do evento, sendo que mais uma vez o público espanhol voltou a ter uma forte presença. Continuando assim a “aposta no mercado transfronteiriço”.

Nesta 1.ª edição participaram no mercado 60 expositores dedicados a diferentes atividades, nomeadamente a gastronomia, produtos endógenos e o artesanato, com a participação de comerciantes provenientes de vários pontos do país.

Também a Seda, a “rainha” que se distingue como marca única em Freixo de Espada à Cinta, marcou presença no evento, com Susana Martins, artesã há 15 anos, a trabalhar a seda “ao vivo” para que os visitantes possam entender um pouco mais acerca desta técnica artesanal.

Do programa fizeram ainda parte diversas recriações históricas, espetáculos de fogo e danças medievais que fizeram as delícias dos visitantes.

Festival Internacional Literário é a próxima aposta em Freixo

Tendo como mote o poeta Guerra Junqueiro e como berço Freixo de Espada à Cinta, o município realiza de 1 a 3 de junho o Festival Internacional Literário.

A vila manuelina vai ser assim o palco da cultura e da literatura ao longo de dois dias. O evento vai contar com a participação de vários escritores de renome nacionais e internacionais, atores, jornalistas, entre outros.

Ruy de Carvalho, Isabel Alçada, Mário Zambujal, Nuno Rogeiro, Luís Sepúlveda e Mário Cláudio são alguns dos nomes que vão marcar presença no evento. Para além disso, vão ainda participar Agrupamentos de Escolas e Colégios, nomeadamente de Salamanca e Genebra.

 

, , , , , ,