Valdemar Pereira: “Este é um evento que faz parte da nossa identidade”

Valdemar Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Tarouca/ Foto; Direitos Reservados

Valdemar Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Tarouca/ Foto; Direitos Reservados

As Festas de São Miguel realizam-se no mês de setembro no concelho de Tarouca. A autarquia promete um programa recheado de atividades para os milhares de pessoas que visitam Tarouca na festa que é já “uma tradição centenária” do concelho. O VivaDouro esteve à conversa com Valdemar Pereira, presidente da autarquia, para saber mais acerca do certame.

As Festas de São Miguel são um dos principais eventos do concelho, qual é a importância deste certame para Tarouca?

A autarquia tem feito um esforço no sentido de envolver toda a comunidade nos eventos que promove e as Festas de S. Miguel não têm sido exceção. Nas últimas edições a autarquia tem contado com o prestimoso apoio do movimento associativo, empresarial e das juntas de freguesia, que se empenham e envolvem, que “vestem a camisola” pelo seu concelho, com o objetivo de engrandecer estas festividades.

Qual é a história desta feira? Há quanto tempo se realiza este certame na cidade?

Este é um evento que faz parte da nossa identidade, com uma tradição centenária, que anualmente atrai muitas gentes de todo o concelho e território limítrofe à cidade de Tarouca, dando um importante contributo para a dinamização da economia local. No dia 29 de setembro, feriado municipal, realiza-se a grande Feira Anual de S.Miguel, associada à tradição da marrã e bazulaque, prato típico que se confeciona por toda a restauração local e que também pode ser degustado no recinto onde decorrem as festividades.

Quais são as novidades para a edição deste ano das Festas do Concelho?

Procuramos elaborar um programa pensado para todas as faixas etárias e por isso teremos uma panóplia de eventos, dos quais destacamos a III Edição do Varosa Moments, o Desfile do Movimento Associativo do Concelho, o dia dedicado à criança, o dia dedicado ao desporto, entre  outras atividades que julgamos inovadoras e diferenciadoras.

No que diz respeito a entretenimento, quais são os momentos que destaca na edição de 2016?

Destacamos obviamente a III edição do Varosa Moments, iniciativa que constituiu um sucesso, que se realiza na Casa do Paço de Dalvares, no dia 17 de setembro, o dia dedicado às crianças, pois neste tipo de festividades normalmente o público-alvo não abrange os mais pequeno e, certamente, a I edição do Duatlo Vale Varosa, que estamos certos, atrairá muitos atletas e amantes da modalidade ao concelho. Em paralelo, com o programa das festividades, decorrerá a III edição do Sabores do Varosa, onde diariamente se poderá degustar um prato diferente e típico da região. Também no centro cívico da cidade, palco de grande parte dos espetáculos, diariamente, a animação estará garantida, sendo que na maior parte dos dias em que se realizam as festas de S. Miguel.

Qual é a expectativa da autarquia para a edição deste ano do certame?

Naturalmente que, à semelhança, da maioria das autarquias locais, a Câmara Municipal de Tarouca enfrenta constrangimentos financeiros que nos obrigam a uma ginástica orçamental. No entanto, temos procurado contornar estas limitações com alguma criatividade, contando, conforme referi anteriormente, com a parceria de associações locais e juntas de freguesia, mas também com a sensibilidade demonstrada pelos grupos de animação locais, dinamizadores de grande parte do programa das festas de S. Miguel. Acreditamos que este será mais um ano em que a diversão e convívio salutar marcarão presença, e que as festas de S. Miguel continuarão a ser um marco importante ao nível das festividades regionais.

Quer deixar um convite para as pessoas visitarem Tarouca e participarem neste certame?

Tarouca é um Concelho riquíssimo em património material e imaterial que, por si só, justificam a visita a este território, e as Festas de S. Miguel deste ano prometem uma oferta cultural, gastronómica e uma mostra de produtos endógenos, que serão o complemento perfeito para que todos os que nos visitem levem consigo a vontade de regressar. Gostaria de terminar, agradecendo desde já a todos os que se envolverão, naquela que, estou certo, será mais uma iniciativa de sucesso.

 

 

, , , , ,