Alerta de mau tempo para o fim de semana

O sol e as temperaturas agradáveis que se têm feito sentir poderão chegar ao fim já este fim de semana com a previsão de baixa das temperaturas e muita chuva.

O IPMA (Instituto Português do Mar e Atmosfera) já veio comunicar esta previsão. De acordo com o comunicado, “ a partir do meio da tarde de dia 28 de outubro, quinta-feira, prevê-se uma alteração significativa das condições do estado do tempo em Portugal Continental. O tempo seco e ameno dos últimos dias, dará lugar a tempo chuvoso, a uma descida da temperatura máxima e a uma subida da temperatura mínima, entre os dias 28 e 31 de outubro.

A região anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Ocidental, irá enfraquecer, e permitir a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria nos dias 28 e 29 e a influência de uma massa de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água, transportada latitudinalmente, num padrão usualmente conhecido como “rio atmosférico”, durante o fim-de-semana.

Em declarações ao nosso jornal, os gestores da página Meteo Trás-os-Montes confirmam estas previsões avançando que os modelos simulam acumulados de 100 a 200 litros por m2.

“É certo que choverá muito, resta saber quanto, cenários que serão afinados nas próximas atualizações”.

Para o território da CIM Douro a previsão é também de muita chuva, de acordo com os responsáveis da página,” haverá avisos meteorológicos na região, não é possível que não haja face às previsões, a entidade competente, o IPMA, ainda não emitiu avisos, mas já temos um comunicado, o que não é muito habitual e deixa perceber que a situação deve ser tida em conta”.

De acordo com a página Meteo Trás-os-Montes, este fenómeno é designado de rio atmosférico, “não é mais que uma pluma de ar tropical, carregada de humidade e com elevados teores de água precipitável, no nosso caso tendem a ter origem nas Caraíbas, cruzam o Atlântico e acabam por descarregar na vertente Atlântica da Península Ibérica. Nos últimos dias este fenómeno foi notícia nas inundações verificadas na Califórnia”.

Desta forma, alerta-se toda a população para que tenha os devidos cuidados tendo em conta estas previsões, que podem trazer em poucas horas “a chuva equivalente a meses”.