Assinado protocolo que liga municípios de norte a sul do país

Assinado protocolo que liga municípios de norte a sul do país

Assinado protocolo que liga municípios de norte a sul do país

Realizou-se a 7 de novembro, em Santa Marta de Penaguião, a assinatura do Protocolo de Intenções da Rota Estrada Nacional 2, uma iniciativa que une municípios de norte a sul do país.

“O Momento”, foi a denominação dada ao dia em que foi assinado o Protocolo de Intenções da Rota da Estrada Nacional 2, maior estrada do país, que liga Chaves a Faro numa extensão de 738,5 quilómetros. Esta iniciativa foi desde logo abraçada e elogiada pelos autarcas envolvidos dado que a mesma prevê um envolvimento e compromisso entre 31 municípios.

“Falar deste protocolo é falar do país”, salienta o presidente de Santa Marta de Penaguião, Luís Machado, mentor da ideia de um projeto que se prevê “ambicioso e dinâmico”, acrescentando que este é o “primeiro projeto do género a nível nacional: atravessa todo o país, é inédito, pioneiro, transregional e tem um valor socioeconómico muito grande, com potencial de crescimento”.

A Associação de Municípios da Rota da EN 2 pretende ainda criar dinamismo e trazer destaque à gastronomia, ao património e à cultura que cada território tem para oferecer, passando pelo interior das povoações, ligando paisagens diferentes como as vinhas Durienses, as planícies Alentejanas e as praias Algarvias. “O objetivo é avançar com um projeto de dinamização desta estrada histórica que vai guiar os visitantes por uma viagem pelo país. Pretende-se que as pessoas que façam esta rota tenham o mesmo tipo de acolhimento em todos os municípios por onde passem: informações sobre os produtos locais e preços idênticos em alojamentos e/ou restauração”, defende o autarca penaguiense.

, , ,