Associação de Futebol de Vila Real organiza pela primeira vez “festas de futebol” no escalão de Benjamins

Associação de Futebol de Vila Real organiza pela primeira vez “festas de futebol” no escalão de Benjamins/ Foto: Direitos Reservados

Associação de Futebol de Vila Real organiza pela primeira vez “festas de futebol” no escalão de Benjamins/ Foto: Direitos Reservados

A Associação de Futebol de Vila Real (AFVR) vai organizar, pela primeira vez, atividades futebolísticas para o escalão de Benjamins, com o objetivo de promover e desenvolver a prática de futebol em idades mais baixas. A primeira “festa de futebol” vai decorrer a 15 de maio em Chaves, a segunda atividade vai ter lugar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, no dia 28 de maio.

“Pela primeira vez a AFVR irá realizar um evento que queremos que seja de referência e que no futuro os municípios se queiram aliar à AFVR na organização anual destas festas de futebol”, revelou António José Marques, presidente da Associação.

Esta nova organização, que veio substituir o antigo Campeonato Distrital de Benjamins, visa “dar ênfase ao convívio desportivo entre todos os agentes desportivos, promovendo o fair-play e o respeito por todos”, referiu o dirigente.

“Parece-nos fundamental criar momentos lúdico-desportivos que possam ficar como marcas indeléveis na vida dos nossos atletas”, acrescentou António José Marques.

“Em relação ao campeonato estas atividades não vêm substituir a realização de jogos regularmente ao fim-de-semana, contudo decidimos retirar destas idades o estatuto do campeão, ficando apenas as performances obtidas nessas competições para que os clubes, as equipas e os atletas sejam hierarquizados nestas festas finais”, explicou ao VivaDouro.

Em cada época desportiva as atividades futebolísticas de Benjamins dividem-se assim em duas partes, sendo que a primeira diz respeito à realização de jogos informais, realizando um jogo a cada fim-de-semana. Terminada a 1.ª fase a AFVR vai então promover duas festas futebolísticas de Benjamins no mês de maio.

Em cada festa, irão participar todas as equipas do escalão de Benjamins (Sub-10 e Sub-11) que participaram na 1.ª fase das atividades, num total de 28 equipas e, aproximadamente, 350 crianças. No total, entre atletas, técnicos dos clubes e os respetivos familiares e amigos, a associação prevê juntar cerca de 1000 pessoas na atividade.

A ideia passa por montar quatro campos de Futebol de 7 de modo a decorreram quatro jogos em simultâneo, ao mesmo tempo, a associação pretende ter uma zona lúdica para as crianças que não se encontram a jogar, com atividades radicais e insufláveis, serviços que ficam a cargo da empresa Wind Spiders Services.

“Queremos com esta iniciativa envolver todos os clubes/atletas inscritos nestes escalões, bem como todas as comunidades, pais e encarregados de educação. A vertente de formação começa especialmente nestas idades, o futebol de base necessita de desenvolver a componente pedagógica associada à competitividade”, concluiu António José Marques.

 

 

, , , ,