Associação reúne pela primeira vez para discutir Projeto da EN2

Associação reúne pela primeira vez para discutir Projeto da EN2 / Foto: Sofia Costa

Decorreu no passado dia 13, na Quinta Horto Osório, em Santa Marta de Penaguião, a primeira reunião da Associação de Municípios que visa a dinamização na Estrada Nacional (EN) 2 como um potencial turístico.

O primeiro passo em direção ao Projeto da Estrada Nacional 2 está dado. A ideia é recolher informação e criar as condições necessárias para que os turistas possam aproveitar esta experiência da melhor forma, ao longo dos 738,5 quilómetros. Desde as paisagens tão distintas, ao turismo religioso, bem como pontos de interesse de cada município.

“O mais importante da reunião foi que saiu já daqui o compromisso de, no próximo mês de abril, se uniformizar essa informação e elencar produtos de interesse de valorização do território e de visitação para que, possivelmente, no verão já tenhamos um produto disponível para os turistas na Nacional 2” afirmou Luís Machado, presidente da Associação.

Filipe Silva, vogal do conselho diretivo do Turismo de Portugal afirma que este é “um projeto que vem reforçar a identidade nacional”.

Neste primeiro encontro estiveram presentes o Turismo de Portugal, Entidades de Turismo Regional e Operadores Turísticos Nacionais aliados à Associação que conta com 32 municípios, dos 33 contemplados com a passagem da EN2, faltando apenas o manifesto de Alcácer do Sal.

O estado da plataforma, a sinalização rodoviária e a segurança das infraestruturas bem como a sinalética de informação são questões que estão a ser trabalhadas, depois de uma primeira reunião já realizada com as Infraestruturas de Portugal. Será assinado um protocolo de colaboração no próximo dia 11 de maio e estará em vigor já neste verão.

 

, , , ,