Bombeiros da Régua com segunda Equipa de Intervenção Permanente

0
Bombeiros da Régua com segunda Equipa de Intervenção Permanente

Foram assinados, esta semana, os contratos com os elementos que constituirão a segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP), integrada na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Peso da Régua.

A criação desta equipa surge como resposta ao aumento das necessidades identificadas, das quais se destacam as cheias no rio Douro, as consequências que poderão advir do crescente número de embarcações que navegam no mesmo; ocorrências na linha férrea, bem como nas diferentes vias rodoviárias nacionais e municipais, destacando-se a A24, onde se constata um aumento da circulação diária, inclusive de transportes de matérias perigosas. O aumento da ocorrência de incêndios rurais, bem como do risco de incêndios urbanos são outros fatores tidos em conta no âmbito desta avaliação. Paralelamente a tudo isto, há ainda a considerar o aumento do número de serviços de emergência médica e consequente transporte para unidades hospitalares.

A segunda Equipa de Intervenção Permanente foi criada através do protocolo celebrado entre o Município do Peso da Régua, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Peso da Régua, no âmbito do qual tinha sido constituída a primeira equipa EIP.

O financiamento das EIP`s é da responsabilidade do Município do Peso da Régua e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Desta união de esforços tem resultado o aumento da capacidade de respostas às necessidades das pessoas.

O Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua sublinhou e agradeceu o trabalho exemplarmente cumprido pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Peso da Régua.