Castanha foi rainha mais uma vez em Sernancelhe

A castanha foi a rainha do certame

A castanha foi a rainha do certame

A vila recebeu, entre 23 e 25 de outubro, mais uma edição da Festa da Castanha, um dos produtos ex-líbris do concelho que anualmente produz cerca de mil toneladas deste fruto. O evento contou com milhares de participantes.

Com uma elevada importância a nível económico no concelho de Sernancelhe, a castanha foi a principal atração deste certame. Para além da castanha estiveram ainda presentes outros produtos típicos da região, nomeadamente, o artesanato e a gastronomia daquela que é conhecida como a terra da castanha.

“Esta festa tem um significado muito grande para Sernancelhe”, revelou Carlos Silva Santiago, presidente da Câmara Municipal. Na opinião do autarca, esta iniciativa acaba por ser “uma homenagem a todos os produtores de castanha, porque este fruto endógeno é a nossa imagem de marca e acaba também por ser um elemento determinante para a economia do concelho”, acrescentou o edil.

Carlos Silva Santiago sublinha ainda a importância de “todos os produtos derivados de castanha” em exposição no certame.

Pedro Seixas aproveitou a iniciativa para divulgar os produtos gourmet derivados da castanha e de outros produtos regionais, nomeadamente a compota de castanha e maçã Bravo de Esmolfe e os biscoitos de castanha.

Na opinião do vendedor esta mostra de produtos permite “dar visibilidade e divulgar o produto”, desta forma, Pedro Seixas acredita que faz todo o “sentido participar nesta feira”, afirmou.

Este ano apresentou-se risonho para setor da castanha no concelho. Na opinião do presidente da autarquia a castanha este ano “tem a particularidade de estar com uma qualidade excecional”, declarou.

De acordo com Daniel Azevedo, produtor a expor na feira, este ano está a “ser um bom ano de produção”, no entanto, sublinha o facto de os preços se encontrarem “aquém das expetativas”.

No último dia da iniciativa o presidente fez um “balanço muito positivo” da Festa da Castanha deste ano, revelando que “todos os anos, com o esforço de todos, as expetativas são sempre superadas”.

Armando Mateus, vereador da Câmara Municipal, sublinha que foram “superados todos os objetivos”. “Temos nesta feira pessoas do país inteiro. A feira tem vindo a evoluir de ano para ano e notamos isso no espaço que cada vez tem sido mais apertado”, concluiu.

DSC_3437

O passeio dividiu-se em dois percursos, um mais curto (25km) e outro mais longo (50km)

Milhares de participantes partiram à descoberta dos trilhos da castanha

Integrado no programa da Festa da Castanha, o município de Sernancelhe organizou o 8.º Passeio de BTT pela Rota da Castanha e do Castanheiro. Participaram na atividade cerca de um milhar de praticantes e amantes de desporto.

O passeio dividiu-se em dois percursos, um mais curto (25km) e outro mais longo (50km). Desta forma, os participantes partiram à descoberta da natureza e das paisagens pintadas com as cores típicas do outono e da castanha.

DSC_3589

Participaram na atividade cerca de um milhar de praticantes e amantes de desporto

Para além do contacto com a natureza, os amantes da modalidade rumaram à descoberta das iguarias e sabores típicos da região, uma vez que esta edição ficou marcada pelos vários “pontos de abastecimento”, onde não faltou alegria, boa disposição e gastronomia.

Na iniciativa participaram pessoas de várias idades e de diversos cantos do país. Rodolfo Dias, campeão europeu de Resistência em BTT em 2013, marcou presença na prova pelo quinto ano consecutivo. “Já me sinto da casa e é sempre uma experiência a repetir”, declarou o praticante ao VivaDouro. “Há sempre algumas novidades no percurso e este ano conseguiram surpreender-me mais uma vez”, afirmou.

 

 

 

, , ,