Caudal do rio Douro desceu depois de aviso vermelho

As cheias inundaram a marginal reguense | Foto: Direitos Reservados

As cheias inundaram a marginal reguense | Foto: Direitos Reservados

Na última semana, o nível das águas do Douro subiu na cidade de Peso da Régua, o que colocou o concelho sob aviso vermelho desde terça-feira. Esta madrugada o caudal do rio desceu cerca de “um metro”.

A Autoridade Marítima Nacional emitiu um aviso vermelho durante o dia de terça-feira para as zonas de Peso da Régua, albufeiras do Carrapatelo e Crestuma e Ribeira do Porto/Gaia devido a descargas de água provenientes de Espanha.

Na cidade de Peso da Régua a zona mais afetada foi a marginal onde existe uma ciclovia, um parque infantil e sanitários, bem como o cais fluvial, onde estão instalados um bar e uma loja de artesanato e de onde tiveram de ser retirados equipamentos e bens.

De Acordo com a agência Lusa, Manuel Saraiva, responsável pela Proteção Civil Municipal, afirmou que o “cenário foi de cheia” e que o caudal do Douro esteve a “cerca de um metro e meio” de galgar a Avenida do Douro, no lugar da Barroca. O responsável acrescentou que esta madrugada a situação” evoluiu favoravelmente”, registando-se a “descida em cerca de um metro” do caudal do rio.

A Autoridade Marítima Nacional aconselha que as pessoas devem ter cuidados “redobrados”, principalmente as que praticam desportos náuticos nas zonas mencionadas ou que aí tenham embarcações.

 

, , ,