Concentração de Telescópios citada na revista National Geographic

0

A National Geographic, uma das mais prestigiadas revistas do mundo de divulgação nas áreas da ciência, geografia, biologia, física, história, etc., publicou há dias na sua secção Ciência o “Guia para se deslumbrar com o céu à noite em Portugal”.

No artigo é citada a Concentração de Telescópios de Moimenta da Beira “…Uma iniciativa que recebe o carinho de muitos aficionados pela astronomia (…). Reúnem-se aqui astrónomos com os seus telescópios e demais equipamentos, para trocar dicas e técnicas entre si, mas também prontos a partilhar conhecimento com aqueles que aqui vêm atraídos pela curiosidade. Decorre a cada dois anos, tendo maio de 2022 acolhido a edição mais recente. Depois de um dia por entre a tecnologia, os astrónomos pegam nos seus telescópios e vão fazer observações para um local altaneiro e afastado da iluminação pública. Mais uma festa e mais um local que poderá querer visitar e aproveitar para conhecer um céu de qualidade na sub-região do Douro”.

Assinado por Cédric Pereira e Sérgio Pereira, o texto honra Moimenta da Beira mas em especial Paulo Sanches, o criador da Concentração e um excecional divulgador da cultura científica e tecnológica.

Em Moimenta da Beira, onde é professor de Física e Química na Secundária local, desde 1998, ali fundador do Clube das Ciências no ano seguinte, Paulo Sanches tem organizado e dinamizado um sem número de iniciativas científicas, entre elas, além da Concentração de Telescópios, aquele que é o projeto mais original de um Sistema Solar à escala do Concelho, instalado em todo o concelho de Moimenta da Beira.