CIM de todo o país assinaram contratos para partilha de serviços intermunicipais

O valor das candidaturas aprovadas ascende a um investimento de mais de 4,9 milhões de euros/Foto: Direitos Reservados

O valor das candidaturas aprovadas
ascende a um investimento
de mais de 4,9 milhões de euros/Foto: Direitos Reservados

Na presença do ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional (MADR), Miguel Poiares Maduro, e do secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, as 14 Comunidades Intermunicipais (CIM) do país assinaram no passado dia 11 de setembro, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, no Porto, contratos para implementação de iniciativas intermunicipais relacionadas com a integração e partilha de serviços.

O valor das candidaturas aprovadas ascende a um investimento de mais de 4,9 milhões de euros, que corresponde a uma comparticipação global de cerca de 3,5 milhões de euros (70%) do valor elegível, inscrita no Orçamento de Estado.

Os contratos assinados resultam do concurso lançado pela Secretaria de Estado da Administração Local para apoiar financeiramente a implementação de iniciativas intermunicipais relacionadas com a integração e partilha de serviços. São exemplo a articulação de serviços de protecção civil, de sistemas de informação geográfica ou de novos serviços electrónicos multicanal, Central de Compras e eficiência e sustentabilidade energética.

Com estes contratos, que serão acompanhados pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, a Região do Norte assegura a assinatura de seis contratos, num investimento elegível de cerca de dois milhões de euros, apoiado em 1,4 milhões.

Na região Norte, assinaram contratos a Área Metropolitana do Porto e as Comunidades Intermunicipais de Terras de Trás-os-Montes, do Alto Tâmega, Cávado, Douro e Tâmega e Sousa.

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,