Exposição “Casas de Brasileiro” no Museu de Lamego

A partir de amanhã, dia 23 de fevereiro, e até 7 de abril, o fotógrafo Júlio de Matos apresenta no Museu de Lamego “um país imaginário e ficcional, com um ligeiro sabor a trópicos”.

Sob a forma de fotografia, as “Casas de Brasileiro” tomam forma numa exposição que mostra a influência que os emigrantes retornados do Brasil tiveram na modernização da arquitetura portuguesa na transição para o século XX e que traz de novo as Casas de Brasileiro fotografadas em Lamego.

No âmbito da programação paralela da exposição, o Museu de Lamego, em parceria com o Teatro Ribeiro Conceição, apresenta ainda durante a Gala anual do Teatro, no mesmo dia, a partir das 21h30, a conferência “A dinâmica empresarial dos brasileiros de torna-viagem e o desenvolvimento de Lamego na 1ª metade do século XX”, pela investigadora Isilda Monteiro.

Na mesma data, a artista plástica Isabel Quaresma, que é também bisneta de Ribeiro Conceição, partilha as memórias do seu bisavô, através da apresentação do trabalho “Ensaio Tropical”, que culminará numa instalação com o mesmo nome, em exposição no Museu de Lamego no mês de março.

,