Barco Rabelo vai ter museu em Mesão Frio

A típica embarcação do Rio Douro, usada para transportar as barricas de vinho desde a região até Vila Nova de Gaia terá um espaço dedicado à sua história em Mesão Frio

O anúncio da criação deste espaço museológico, na antiga escola primária da Rede, foi feito pela autarquia com o objetivo de ser “mais um pólo de atracção turística para este município”, afirmou o autarca Alberto Pereira à nossa redação.

Neste museu, segundo o autarca, “haverá uma recriação de um barco onde será possível subir a bordo e ainda uma sala de projecção de filmes sobre a história e as viagens de Rabelo”, assim como um espaço para exposição do artesanato da região.

O projecto representa um investimento de cerca de 220 mil euros e está incluído no programa PROVERE (Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos) para o Douro.

Alberto Pereira afirmou ainda que espera que o espaço possa abrir ainda durante o ano 2019 e referiu que, com a concretização deste projecto, “todas as antigas escolas primárias do concelho passam a ter uma nova vida”, tendo as restantes sido reaproveitadas para unidades de alojamento turístico, um pólo das associações do concelho, para habitação e ainda um lar da terceira idade.

, ,