Segundo anúncio da Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN), a casa de Miguel Torga, em São Martinho de Anta, Sabrosa, vai ser recuperada e adaptada a um espaço museológico e de memória do escritor e médico.
Datada de 1950, a casa é um edifício térreo doado em 2014 pela filha do escritor, Clara Crabbé Rocha, à DRCN.
Para o espaço composto por possui um ‘hall’, uma cozinha e sanitário, uma sala de estar e três quartos.A DRCN desenvolveu, um projeto que visa a sua transformação num espaço de visita, dedicado à vida e obra de Miguel Torga, bem como a implementação de um plano de comunicação turístico-cultural do espaço, através da dinamização dos roteiros torguianos.
A ideia passa por transformar este projeto no ponto de partida para uma rota turística dedicada a Miguel Torga, roteiro esse que poderá permitir aos turistas visitar a região, guiando-se pelos lugares que inspiraram o escritor, desde o largo do Eirô, a capela de Nossa Senhora da Azinheira, o santuário rupestre de Panóias, os miradouros de São Leonardo da Galafura ou de São Salvador do Mundo.
O projeto, que compreende um investimento total de 341 mil euros, será objeto de financiamento em 90% pelo Turismo de Portugal, através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior do programa Valorizar – Programa de Apoio à Valorização e Qualificação de Destino.
Miguel Torga, cujo nome de batismo era Adolfo Correia da Rocha, nasceu a 12 de agosto de 1907 em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa (Vila Real), e morreu a 17 de janeiro de 1995, em Coimbra.