Feira Aquiliniana a 2 e 3 de junho, em Sernancelhe

Sernancelhe celebra, nos próximos dias 2 e 3 de junho, a décima edição da Feira Aquiliniana, “uma manifestação cultural, literária e artística que pretende retratar os costumes e tradições de finais do século XIX”, o tempo em que viveu o escritor Aquilino Ribeiro.

Organizado pela Câmara Municipal, este evento pretende “potenciar e valorizar os produtos regionais e o artesanato, sempre num ambiente alusivo à vivência aquiliniana, permitindo assim a dinamização do património e a valorização dos bens culturais, etnográficos e gastronómicos”.

Os milhares de visitantes que passaram pelas edições anteriores desta feira tiveram a oportunidade de fazer uma “viagem pela identidade das terras e das gentes” do Demo, num certame que inclui recriações históricas, representações cénicas dos hábitos e costumes tradicionais por grupos etnográficos e de teatro, animação de rua e dramatização de excertos das obras de Aquilino Ribeiro.

Do programa fazem ainda parte a atuação de ranchos folclóricos, grupos de concertinas,fado à desgarrada e uma mostra permanente de artesanato e de produtos regionais, sempre enquadrados no ambiente que recria a Lapa de finais do século XIX, início do século XX.

,