Lendas, mitos e histórias de Tabuaço

Lendas, mitos e histórias de Tabuaço é a mais recente exposição do Museu do Imaginário Duriense. Da autoria de Gustavo de Almeida a exibição retrata o imaginário do concelho e permanece até Outubro de 2021.

O Museu do Imaginário Duriense é palco para a exposição das telas de Gustavo De Almeida um dos mais entusiastas e proeminentes historiadores do património local e regional. As 38 telas aguareladas são, nas palavras do artista, “uma forma de o visitante melhor apreender os traços da identidade cultural que diferenciam as gentes de Tabuaço, as suas terras e os seus patrimónios dos outros municípios”.

No percurso que o visitante é convidado a fazer pelas várias ilustrações, que narram lendas como a da Princesa Ardínia, mitos de moiras encantadas e lobisomens ou fatos históricos como o terrível incêndio que assolou S. Pedro das Águias, Gustavo de Almeida tenta retratar e defender que a identidade de um povo é, nos dias de hoje, melhor reconhecida enquanto património cultural se ao património edificado for associado a componente do imaterial.

De mitos, a lendas e histórias verdadeiras que abrangem todas as freguesias e lugares do Concelho de Tabuaço, a exposição estará patente até 16 de Outubro de 2021.

,