Misericórdia da Pesqueira com um dos melhores projetos aprovados na edição 2019 do Fundo Rainha D. Leonor  

A Santa Casa da Misericórdia de S. João da Pesqueira conseguiu a aprovação de 206.000€, através do Fundo Rainha Dona Leonor tutelado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas. O projeto apresentado por esta Misericórdia do Distrito de Viseu foi um dos melhores na edição de 2019, em que concorreram mais de uma centena de Misericórdias.

Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Pesqueira (Da esquerda para a direita: Vogal – Carla Pêgo, Vice-Provedor – Eduardo Pinto, Filipe Pereira – Provedor, Paulo Tolda – Tesoureiro, José Tulha – Secretário)

Este valor será destinado para a recuperação da Sede e Igreja da Misericórdia, edifício emblemático e com grande relevo histórico e cultural, doado pelos Távoras. Na  sede deste solar, para além da Sala de Despacho dos Mesários, irá funcionar um Centro Psicopedagógico e Terapêutico, com consultas diárias em Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fisioterapia e consultas mensais de Pedopsiquiatria e Pediatria. Este projeto pretende minimizar as barreiras físicas e sociais de quem vive no interior disponibilizando serviços de qualidade que normalmente só estão disponíveis nos grandes centros.

Os resultados das candidaturas foram anunciados na passada quarta-feira (13 de novembro), em cerimónia solene que se realizou na sede da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e em que estiveram presentes pela Santa Casa da Misericórdia de S. João da Pesqueira na formalização deste protocolo, o Provedor, Filipe Pereira e o Vice-Provedor, Eduardo Pinto.

Cerimónia em Lisboa (Da esquerda para a direita: Vice-Provedor Santa Casa da Misericórdia de S. João da Pesqueira – Eduardo Pinto, Presidente do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas – Manuel Lemos, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Pesqueira – Filipe Pereira, Secretário da União das Misericórdias Portuguesas – Paulo Moreira)

A Santa Casa da Misericórdia de S. João da Pesqueira fundada por Rui de Távora, data de 26 de maio de 1569 e cumpre este ano 450 anos de existência, com um período de inatividade em que apenas teve serviço religioso e que ressurge agora com a mais jovem mesa administrativa das Misericórdias em Portugal.

,