Moncorvo recebeu IV Encontro de História e Cultura Judaicas

Nos dias 22 e 23 de junho, decorreu na Biblioteca Municipal de Torre do Moncorvo, o IV Encontro de História e Cultura Judaicas.

Na sua quarta edição, o encontro deste ano contou com vários oradores bastante conceituados, entre eles António Assis, Carlos Eduardo de Almeida Barata, Fernando Rosas, Guilherme Maia de Loureiro, Luís Reis Torgal e Norberto Cunha.

Esta iniciativa contou ainda com a presença dos Coordenadores Científicos, Adília Fernandes e Adriano Vasco Rodrigues e o Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves.

No decorrer do evento tiveram lugar várias comunicações sobre a temática, entre elas “Isaac Cardoso – Refutação das calúnias contra os hebreus” do Professor Norberto Cunha, “Cristão-novo – racismo ou heresia?” do Dr. António Assis, “Um mártir cristão-novo na Restauração – Manuel Fernandes Vila Real (1608-1652)” do Professor Luís Reis Torgal, “Memória Histórica e Geográfica dos Cristãos-novos no povoamento do Brasil: migração, interiorização e dispersão” do Dr. Carlos Eduardo de Almeida Barata, “Os Judeus e a Inquisição em Portugal” do Professor Fernando Rosas e “O moncorvense Francisco Botelho de Morais e a importância da crítica das fontes de Genealogia Sefardita.”, do Dr. Guilherme Maia de Loureiro.

O Município de Torre de Moncorvo, pretendeu trocar conceitos sobre a cultura judaica, promovendo o conhecimento sobre esta importante cultura e divulgando a forte herança judaica existente no concelho.

No decorrer do evento realizou-se também uma visita à Judiaria em Torre de Moncorvo e a vários monumentos do centro histórico, que foi um enorme sucesso, cativando os participantes.

A organização foi da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo com o apoio da Coordenação Científica.

,