Município quer dar nova dimensão à Feira de Reis de Vila Verde

O Presidente da Câmara Municipal de Alijó, José Paredes, desafiou o Centro Social, Recreativo e Cultural de Vila Verde a dar uma nova dimensão à Feira de Reis. O repto foi lançado a 6 de janeiro, dia em que o evento levou centenas de pessoas à maior freguesia do concelho.

“A Feira de Reis tem de crescer de forma sustentada e de olhos postos na promoção das nossas raças autóctones e produtos endógenos. É necessário encontrar um novo paradigma e, por essa razão, desafiamos a Centro Social a dar uma nova dimensão a este evento em cooperação com a Câmara e a Junta de Freguesia”, afirmou o autarca.

A Feira, promovida pelo Centro Social, Recreativo e Cultural de Vila Verde, inclui o Grande Concurso Pecuário de raças autóctones da região que se tem centrado no gado bovino maronês. Esta raça já teve uma grande expressão no concelho, mas que se foi perdendo nas últimas décadas. Por esse motivo o autarca defende que é necessário apostar nas atuais raças autóctones de gado ovino e caprino e também nos produtos locais, como o pão e o fumeiro.

José Paredes acredita que “a Feira de Reis de Vila Verde tem condições para se tornar no grande evento da zona norte do concelho, no período de inverno”.

A presidente do Centro Social, Recreativo e Cultural, Teresa Vilela, mostrou-se satisfeita com o desafio lançado e espera que o crescimento do evento seja uma realidade, em parceria com a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia.

José Paredes com um dos vencedores do Grande Concurso Pecuário

Por sua vez, o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde, Toni Afonso, congratulou-se com a “adesão de pessoas que vieram de vários pontos da região” e acolheu com agrado o desafio lançado pela autarquia.

A tradicional Feira de Reis de Vila Verde, que já vai na sua 105ª edição, comemora-se sempre a 6 de janeiro. Além do concurso pecuário, o evento inclui um almoço-convívio que tem como finalidade angariar fundos para o Centro Social, Recreativo e Cultural de Vila Verde, instituição que dispõe de várias valências de apoio a crianças e idosos e que visa melhorar a qualidade de vida da comunidade.

, , ,