Obra de Miguel Torga divulgada em Sabrosa

Promovida pelo Espaço Miguel Torga, e a companhia Peripécia Teatro, sediada em Vila Real, a iniciativa “Conto Contigo” pretende divulgar a obra dos escritores durienses, com destaque para Miguel Torga, já a partir deste sábado (dia 24), nas aldeias de Sabrosa.

Garganta será a primeira aldeia a receber o projeto que conta com uma atriz em palco que irá apresentar alguns contos, desafiando os espectadores a partilhar histórias que lhes vão na memória.

O projeto privilegia a obra de Miguel Torga, escritor natural deste município duriense, mas vão ouvir-se ainda histórias de João de Araújo Correia, Pina de Morais, Domingos Monteiro, A. M. Pires Cabral e António Cabral, autores que têm em comum “uma relação estreita com o território do Douro”.

Segundo os promotores, esta atividade tem como “objetivo fomentar, junto da comunidade duriense, o gosto pela literatura, divulgar a obra dos escritores, diversificar a oferta de atividade cultural e artística no espaço rural”, pretendendo ainda “contribuir especificamente para um maior conhecimento e reconhecimento da produção literária de escritores especialmente relacionados com o território duriense”.

São Martinho de Anta e Paradela de Guiães são outras duas freguesias que irão receber esta iniciativa.

Miguel Torga, cujo nome de batismo era Adolfo Correia da Rocha, nasceu a 12 de agosto de 1907 em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa (Vila Real), e morreu a 17 de janeiro de 1995, em Coimbra. O escritor inspirou-se na sua aldeia e nas paisagens do Douro para criar muitas das suas obras, desde os poemas, os contos ou os romances, como a “Criação do Mundo”, “Bichos”, “Contos da Montanha” e “Vindima”.

,