São João durou nove dias em Tabuaço

A vila de Tabuaço celebrou, uma vez mais, o São João. A festa é já centenária neste concelho e, ano após ano, tem sido um foco de atração turística e de celebração para todos os tabuacenses.

Ao longo dos nove dias de festa foram diversos os momentos de interesse, desde os momentos musicais aos desportivos e culturais, numa programação que abrangeu diversos gostos e interesses.

Para Carlos Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Tabuaço, “a festa correu muito bem. Os pontos altos, qua atraíram mais gente, foram a Marcha Luminosa, a procissão e a festa de S. Pedro”.

O autarca destacou ainda a excelente participação de todo o concelho, em especial das 22 freguesias que estiveram sempre presentes ao longo das festividades.

“Tivemos uma ótima participação ao nível das freguesias com 16 das 22 a participarem na Marcha o que revela uma taxa de participação muito boa e com muita qualidade. Na procissão estiveram os 22 padroeiros presentes e uma participação massiva da nossa população. Tivemos também uma participação muito ativa das instituições do nosso concelho”.

O São João é celebrado em diferentes concelhos da nossa região, contudo, a importância que tem para o concelho e a forma como este é organizado e promovido é sempre um pólo de atração para muita gente vinda de outros locais.

“Aqui à volta existem diversas localidades que celebram o S. João e tivemos também o circuito de Vila Real nesta altura mas, mesmo assim, consideramos que tivemos bastantes visitantes de fora o que nos deixa o desafio para no futuro pensar ainda mais neste público e em novas formas de o atrair”, afirmou o autarca.

Carlos Carvalho refere ainda a excelente oportunidade que a organização desta festa representa a nível de promoção turística, para o autarca a tradição e a promoção turística podem e devem andar lado a lado, “é uma excelente forma de promovermos os nossos produtos locais, seja o vinho, o azeite, a cereja, etc. No fundo o que pretendemos é que dentro da tradição consigamos dinamizar a festa para que seja apelativa para quem nos visita”.

,