Sernancelhe inaugura o Espaço da Castanha e do Castanheiro no dia 25 de junho

Sernancelhe inaugura na próxima sexta-feira, dia 25 de junho, pelas 16:30 horas, o Espaço da Castanha e do Castanheiro, com a presença da Secretária de Estado da Valorização do Interior.

00

A cerimónia terá um primeiro momento no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a homenagem aos autarcas da CIM Douro que terminam funções este ano, e prosseguirá depois para o local onde foi erguido o Espaço da Castanha e do Castanheiro, equipamento que teve um custo de cerca de 250 mil euros, comparticipados pelo Turismo de Portugal, Programa Valorização Turística do Interior.

Este espaço de interpretação, estudo e valorização da castanha tem como propósito dar visibilidade à castanha martaínha dos Soutos da Lapa, aos seus produtores e à notável dimensão gastronómica de que o concelho já beneficia e que tem por base este elemento da nossa agricultura.

O Município quer ainda valorizar a vertente pedagógica e o contacto com as novas gerações, pondo o futuro Espaço da Castanha ao dispor das escolas, podendo receber visitas guiadas de compreensão do ciclo de vida da castanha e do castanheiro e da sua importância económica, social e cultural para as gentes do concelho e da região.

Também no campo do turismo, o espaço deverá exercer um papel decisivo pois durante o outono e o inverno é daqui que deverão iniciar-se as visitas ao interior dos soutos, as provas de produtos e a “inigualável” viagem pelas centenárias “florestas” de soutos da Seara.

,