Tabuaço celebra São João com 9 dias de festa

O São João de Tabuaço é, porventura, um dos mais afamados do Douro. Este ano a festa acontece ao longo de 9 dias, entre 22 e 30 de junho.

Tabuaço tem já uma longa tradição na realização desta festa, é uma aposta para ser mantida?

Nem poderia ser de outra forma. As Festas Sanjoaninas do Concelho de Tabuaço são, sem sombra de dúvida, a festa mais esperada do Concelho e o evento que mais pessoas tem envolvidas na sua organização. Efectivamente, é à Câmara Municipal que se deve a organização do Cartaz mas por trás deste há toda uma organização, principalmente nas freguesias, que faz e da qual depende a Festa de S. João. A Marcha Luminosa, por exemplo, é o ponto alto destas festividades mas que não poderia ser tão luminosa acaso as freguesias não se envolvessem e trouxessem à Festa as suas gentes, com as suas cantigas, arcos e carros alegóricos, alguns deles construídos, efectivamente, pelas próprias populações. Trazer as freguesias à Marcha envolve, acima de tudo, empenho, dedicação, é preciso cativar as pessoas, organizar a marcha que representa a freguesia, fazer ensaios, ensaiar coreografias. É uma festa feita da vontade das pessoas. Só dela depende, a bem da verdade, a realização e o sucesso das Festas Sanjoaninas do Concelho de Tabuaço. É preciso frisar.

Carlos Carvalho, Presidente C. M. Tabuaço

Com 9 dias de festa, pode considerar-se esta a maior romaria do concelho?

Tabuaço tem sabido manter as suas tradições, e sendo um concelho tipicamente duriense, as festas religiosas foram sendo mantidas ao longo dos anos e as novas gerações têm feito por manter essas tradições. Isto para dizer que muitas são as romarias no concelho, no entanto, o S. João acaba por ser, como já referi, a maior não por ser a mais importante, porque todas as festas e romarias o são e têm a sua importância na Cultura Tabuacense, mas porque será, efectivamente, a que mais gente envolve na sua organização.

Olhando para as edições anteriores, quais as maiores mudanças para este ano?

A Festa de São João é uma festa tradicionalmente popular. Bailarico, sardinhas assadas e os costumes gastronómicos não podem faltar neste evento. Tentamos, como responsáveis pelo cartaz das Festas Sanjoaninas, trazer o que de melhor consideramos, e dentro das possibilidades financeiras da CMT, para não defraudar as expectativas das pessoas. Este ano, as principais mudanças, podemos avançar, serão mesmo nos pontos fundamentais e que mais marcam estas Festas, referimo-nos precisamente à Marcha Luminosa que conta este ano com todas as freguesias representadas, no caso um total de 16 Marchas e Carros Alegóricos. A Procissão em Honra de S. João, que terá lugar no dia 24 às 17h30, e que sucede à Missa Solene, conta este ano com 22 andores, transportados em ombros, e 60 figuras bíblicas, comprovando, assim, que há todo um esforço conjunto envolvido nestas festividades.

Vê na organização desta festa um potencial atrativo para os milhares de turistas que percorrem o Douro por estes dias?

Sem dúvida. Os turistas que nos visitam querem sentir e experimentar Tabuaço. Assistir, portanto, a estas festas, principalmente nos dias da Marcha Luminosa e da Procissão Solene, é dar aos turistas uma montra viva da nossa Cultura, da nossa tradição e do que melhor existe em Tabuaço. Provam a nossa gastronomia, os nossos vinhos, participam da nossa Cultura, conhecem os nossos costumes e, talvez o mais importante, partilham da essência das gentes do Douro, da sua alegria e da sua devoção.

Qual é a a imagem que espera que esses turistas levem, do seu concelho, no regresso a casa?

Levarão, com certeza a melhor imagem. Levarão, acima de tudo, a experiência e a lembrança de um povo com interessantes dicotomias; um povo alegre e devoto, ciente e orgulhoso das suas tradições, um povo que gosta de receber e acolher pessoas, que trata os turistas como se “fossem de casa”. Talvez seja suspeito ao falar deste assunto mas não haverá povo melhor para conhecer e dar a conhecer que as gentes de Tabuaço.

Do extenso programa, quais os momentos que destaca?

Como referi anteriormente, a Marcha Luminosa, a Missa Solene a a Procissão em Honra de S. João serão, eventualmente, as actividades em programa que mais pessoas podem atrair. De qualquer das maneiras, há outros momentos muito interessantes: a Feira de Artesanato é uma das actividades que de ano para ano tem atraído mais gente; destacamos ainda a actuação da Gala de Final de Ano da Escola de Sol que conta sempre com “casa cheia” assim como todos os espectáculos da chamada prata da casa, como é o caso da Tuna de Tabuaço, a Banda de Música de Sendim ou a actuação da Universidade Sénior de Tabuaço. Este ano, temos também o espectáculo “Reis da Música Nacional” que, num só espectáculo, conta com a presença de nomes como Mónica Sintra, Clemente, Sérgio Rossi, Micaela, entre outros. A destacar também, a actuação das Tunas Académicas, uma presença usual no nosso cartaz precisamente porque temos registado o agrado do público com este espectáculo marcado, acima de tudo, pela interacção com a população.

Para aqueles que ainda não escolheram o local onde vão celebrar o S. João, que mensagem quer deixar para quê optem por Tabuaço?

Venham e Experimentem Tabuaço. Conheçam as nossas gentes, provem a nossa gastronomia, as noites das Festas de S. João são intermináveis com música, saberes e sabores. Venham a Tabuaço e sintam-se em casa, porque Tabuaço, mais que uma visita, é uma experiência!

, ,