De Sernancelhe para o Mundo

Inauguração da Loja Interativa de Turismo de Sernancelhe

Inauguração da Loja Interativa de Turismo de Sernancelhe

Sernancelhe abriu, no mês de junho, uma Loja Interativa de Turismo. A cerimónia de inauguração do espaço de informação turística contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, e com o presidente da entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira.

A partir do dia 26 de junho Sernancelhe passou a fazer parte da “rede de Lojas Interativas de Turismo, podendo, pela primeira vez na sua história, ser promovido como parte integrante da região Norte de Portugal”, afirmou Carlos Silva, presidente da Câmara, em discurso nos Paços do Concelho.

Na opinião do autarca, o equipamento turístico situado no Centro Municipal de Artes, “será um importante contributo para a promoção e afirmação do concelho como território de grande apetência turística”. “Vejo nesta Loja Interativa de Turismo a oportunidade para que também o nosso património, os nossos produtos, as nossas empresas, as nossas gentes ganhem um novo dinamismo, conheçam um novo estímulo e assumam que a autenticidade pode ser a nossa maior riqueza”, afirmou Carlos Silva.

Este projeto, que coloca o concelho na rede de espaços de promoção e informação turística que liga todo o Norte de Portugal, surgiu da necessidade de colmatar uma lacuna no que diz respeito a informação turística e apoio ao visitante. De acordo com Armando Mateus, vereador da Câmara Municipal, esta loja com “uma grande componente de multimédia, virtual e informática”, veio dar resposta a esse problema.

A cerimónia iniciou-se na Câmara Municipal de Sernancelhe, local onde foram recebidos Emídio Guerreiro e Melchior Moreira. “Hoje estamos aqui a fazer história”, referiu o presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal. “Com este equipamento vamos potenciar mais esta marca Sernancelhe”, acrescentou.

Para Melchior Moreira, “Sernancelhe tem a mesma importância que o município do Porto. Não fazemos distinção entre um concelho que tenha mais de 500 mil habitantes ou um concelho que tenha seis ou sete mil habitantes. Todos para nós têm a mesma importância turística”, explicou.

No decorrer da inauguração Melchior Moreira revelou que “dentro de dois ou três meses”, será possível “vender um produto de Sernancelhe em qualquer parte do mundo”, a partir de um site onde estará disponível informação acerca de todos os municípios incluídos na rede. Toda a informação turística está acessível 24 horas por dia num painel interativo, situado no exterior de cada concelho pertencente à rede.

Desta forma, Sernancelhe, a par com os outros municípios que fazem parte da rede Porto e Norte de Portugal, encontra-se ainda a ser promovido no “maior Welcome Center da Europa, junto à estação de São Bento”, no aeroporto Francisco Sá Carneiro e em Santiago de Compostela.

Durante a inauguração do espaço turístico em Sernancelhe, Isabel Castro, responsável técnica das Lojas Interativas de Turismo, informou os presentes que se encontra disponível uma aplicação gratuita para smartphones, com todas as informações para ir e estar na terra da castanha. Esta aplicação funciona online e offline.

Melchior Moreira explicou ainda que este espaço não funciona como um posto de turismo, mas sim como uma loja, visto que se vendem também os produtos da região. De acordo com Armando Mateus, Sernancelhe teve a “preocupação de fazer uma oferta diferente das outras localidades, nomeadamente naquilo que somos mais genuínos: a nossa paisagem, a nossa gastronomia, os produtos endógenos como é o caso da castanha e as cavacas de Freixinho”.

Os conteúdos existentes nas lojas Interativas encontram-se em português, inglês e espanhol. O próximo passo será disponibilizar a informação em francês e alemão, sendo que o mandarim poderá vir a ser uma aposta futura.

As lojas Interativas de Turismo apresentam a sua informação e promoção tendo em conta os sete produtos estratégicos da região: Turismo de Negócios, City & Short Breaks, Gastronomia e Vinhos, Turismo e Natureza, Turismo Religioso, Touring Cultural & Paisagístico e dos 5 Patrimónios, Turismo de Saúde e Bem-Estar.

 

 

, , , ,