Ansiães Douro Trail apresentado em Matosinhos

Foi apresentada, na loja FNAC do Mar Shopping, em Matosinhos, a segundo edição do Ansiães Douro Trail que se realiza a 28 de outubro.

João Gonçalves (Presidente CMCA) e João Neves (Naturthoughts)

A segunda edição do Ansiães Douro Trail foi apresentada no Mar Shopping, em Matosinhos, uma estratégia que visa atrair mais participantes numa região onde este tipo de provas tem vindo a crescer.

“É uma questão de marketing e números, este marketing compensa quando é feito em locais onde existe muita massa crítica para que vão até ao nosso concelho provar a nossa gastronomia, os nossos vinhos, etc”, afirmou João Neves, da Naturthoughts, organizadora da prova, em declarações ao VivaDouro.

A mesma ideia é partilhada por João Gonçalves, autarca de Carrazeda de Ansiães que afirma que “através deste evento tentamos gerar nas pessoas a vontade em regressar a Carrazeda”.

“Hoje temos a consciência que ganhamos uma nova centralidade com as novas acessibilidades e o Porto sendo uma zona do litoral, onde vive muita gente, é o local adequado para esta apresentação até porque a proximidade geográfica pode também ser uma mais-valia”, concluiu o autarca.

João Neves destaca o elevado número de atletas existente na região do Porto para justificar a escolha do local de apresentação da prova. “A região do grande Porto têm milhares de atletas, realizam-se várias provas na região e há aqui clubes muito fortes que participam nos campeonatos regionais. O importante para uma zona do interior como Carrazeda é atrair pessoas que ali vão conhecer e consumir os nossos produtos gerando riqueza, daí a importância de apresentar esta prova aqui”.

A prova deste ano terá dois padrinhos, os atletas João Oliveira e Flor Madureira que também estiveram presentes no evento aproveitando para dar algumas dicas sobre alimentação e equipamento necessários para quem participa em provas com estas características.

Na primeira edição participaram um total de 250 atletas e, para João Neves, “chegar aos 300” este ano poderá já ser considerado “um sucesso”.

A prova de Carrazeda de Ansiães será dividida em dois percursos, o Trail Longo, de grau 2, que terá uma extensão de 29 kms e contará para a Taça de Portugal de Trail. Já o Trail Curto terá uma extensão de 16 kms também classificados com dificuldade de grau 2.

De forma a atrair um maior número de visitantes ao concelho neste fim-de-semana, no sábado, dia 27, será organizado o Dia da Família com diversas atividades, entre elas está uma prova de orientação, paintball, tiro com arco ou uma pista de cordas. A participação neste dia é grátis para os atletas e filhos de atletas registados na prova de domingo.

Outra novidade deste ano é que está assegurado o transporte, em autocarro, de ida e regresso para todos os atletas que sejam da zona do Porto, de forma completamente gratuita.

,