Bila Biker’s, pedaladas para o sucesso

O Grupo de Ciclismo e BTT Bila Biker’s existe, ininterruptamente, há mais de 17 anos, sempre com atividades abrangentes e mobilizadoras, com uma gestão rigorosa e cumpridor das suas obrigações.

Apesar das dificuldades e dos tempos difíceis, esta associação procura a sempre a integração de novas atividades no seu plano. No ano de 2013 surgiu o projeto da criação da Escola de Ciclismo Bila Biker’s, sendo a primeira escola da modalidade no distrito de Vila Real.

Nos dias de hoje a Escola de Ciclismo Bila Biker’s conta com cerca de 35 atletas federados, distribuídos pelas categorias de Pupilos/Benjamins, Iniciados, Infantis e Juvenis, com idades entre os 5 e os 14 anos, focando a sua atividade em cinco pilares estratégicos: Promover o desporto em geral; Incutir a prática desportiva nos jovens, como sendo a principal propulsora de hábitos de vida saudáveis; Contribuir para a dinamização de novos eventos e escolas de ciclismo, incentivando o aparecimento de novos praticantes e ao uso da bicicleta; Dinamizar infraestruturas desportivas; Desenvolver/formar atletas de alta competição.

A Escola de Ciclismo Bila Biker’s, pioneira na região com os seus 6 anos de existência, conta já com um vasto palmarés. Atingiu o seu melhor resultado coletivo no ano de 2017 quando os seus atletas conseguiram arrecadar o segundo lugar no Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo em Almeirim.

De salientar um grande crescimento e evolução atletas já que no ano de 2018, de entre 16 provas disputadas, a Escola de Ciclismo Bila Biker’s conseguiu arrecadar 10 vezes o primeiro lugar por equipas e um honroso 4º lugar no Encontro Nacional de Escolas, num universo de 50 equipas.

O bom desempenho dos atletas da Escola de Ciclismo é o reflexo de bom trabalho realizado pelos treinadores, dirigentes e pais, bem como do Município de Vila Real através da disponibilização de um parque com todas as condições para a prática da modalidade, posicionado no coração da cidade.

O Grupo de Ciclismo e BTT Bila Biker’s tem-se destacado ao nível da formação com a sua conhecida Escola de Ciclismo. Em pouco tempo é já uma referência a nível nacional, representando Vila Real e a região em vários eventos e competições.

Já durante o ano de 2019, os atletas estiveram presentes em 9 provas dos campeonatos regionais e inter-regionais tendo obtido diversos pódios individuais com a escola a obter o 1º lugar por equipas em 8 das 9 provas realizadas.

O culminar desta época desportiva irá acontecer no encontro Nacional de Escolas a realizar mais uma vez em Almeirim no início do mês de Julho que conta com a participação de cerca de 800 crianças e onde todos os envolvidos neste projeto, entre os quais dirigentes, atletas e pais, apostam mais uma vez num excelente resultado da escola a nível nacional.

,