Mundial de enduro vai passar pela Régua

A cidade de Peso da Régua será palco da segunda etapa do Campeonato Mundial de Enduro de 2022, uma prova que movimenta centenas de pessoas.

As provas de motociclismo na cidade duriense são já uma realidade há alguns anos com a passagem do Campeonato Nacional de Enduro, contudo, em 2022 o protagonismo da região vai disparar ao receber a segunda etapa do Campeonato Mundial.

Filipe Sampaio é o responsável pela organização, o piloto reguense conta à nossa reportagem que o convite para esta organização surgiu por parte da federação após uma série de avaliações positivas como uma das melhores provas do calendário nacional, uma novidade também bem acolhida pela autarquia local.

“Temos uma equipa de trabalho que já há alguns anos organiza o Campeonato Nacional de Enduro aqui na cidade da Régua. Depois de várias avaliações muito positivas que fomos tendo a federação convidou-nos a avançar para uma candidatura para recebermos aqui o Campeonato do Mundo da modalidade.

O município de Peso da Régua aceitou de bom grado esta candidatura e tem dado todo o apoio necessário à mesma”.

Para Filipe Sampaio as expectativas são altas e existe desde já uma certeza, será um momento único para a região, até pelo número de pessoas que este evento mobiliza.

“As expectativas são muito altas, organizar o nacional já é duro, o mundial é outro patamar, temos que lidar com a FIM e a FPM. Vêm pilotos um pouco de todo o mundo, desde americanos e australianos passando obviamente por muitos europeus. É uma estrutura que, só com as equipas de fábrica, conta com cerca de 600 pessoas que estarão na Régua ao longo de quase uma semana.

Para a região vai ser muito bom e esperamos que na altura já possamos ter público a assistir porque temos a certeza que virá gente de todo o país para assistir a esta prova”.

Reguense e piloto, Filipe Sampaio afirma estar “orgulhoso de poder organizar esta prova, ajudando a levar o nome da cidade e do Douro além fronteiras”.

O calendário do mundial ainda não é oficial, contudo a prova deverá realizar-se entre os meses de abril e maio de 2022.

Ainda este ano, no primeiro fim de semana de outubro, a cidade de Peso da Régua será ponto de paragem para a caravana do Campeonato Nacional de Enduro.

,