Torre de Moncorvo é o segundo concelho do país com um campo 3×3 BasketArt

A população de Torre de Moncorvo dispõe de um campo 3×3 de BasketArt para usufruto da população e um parque infantil inclusivo, desenvolvido para ser acessível e usufruído por pessoas com mobilidade condicionada.

O Município procedeu à requalificação do antigo polidesportivo, situado no Olival da Bolas, e transformou-o num campo de basquetebol de 3×3, com as dimensões que correspondem às regras internacionais do jogo. O espaço apresenta-se decorado com arte urbana, nomeadamente no piso e nas paredes adjacentes.

Os dois espaços foram inaugurados no dia 19 de outubro, com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, do Vice-Presidente e Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Victor Moreira, do Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, e do Delegado Regional do Norte do IPDJ.

Nuno Gonçalves, presidente da autarquia, ressalvou que este projeto pretende “retornar à tradição que o Município de Torre de Moncorvo tem no basquetebol, este campo vem ser a conclusão de todas as premissas que foram ao longo dos anos feitas, que é ter um espaço público de todos onde esta modalidade, rainha aqui em Torre de Moncorvo, pudesse ter um local próprio para as pessoas não só confraternizarem, nas também poderem estar numa competição saudável.”

O Presidente da Federação de Basquetebol, Manuel Fernandes, referiu que esta inauguração é um momento simbólico. “Este é o segundo campo de BasketArt que inauguramos, o nosso objetivo é que o basquetebol seja jogado em todos os concelhos do país.” Salientou ainda que é também importante porque “viemos para um sítio onde o sucesso do futuro do basquete federado está praticamente assegurado. A Associação de Basquetebol congratula-se por isso e, também, verificamos na Câmara uma vontade política de apoiar a sua população, a sua comunidade com a prática salutar da atividade desportiva e do desporto, como é o basquetebol.”

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto deixou “uma palavra de grande reconhecimento a esta parceria do BasketArt, que conjuga a arte urbana com a prática desportiva e concretamente com o basquete.”

, ,