Autarca moimentense reúne com Ministro da Cultura e reivindica apoios para o concelho

0
Autarca moimentense reúne com Ministro da Cultura e reivindica apoios para o concelho

O Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, esteve no passado dia 20 de novembro reunido com o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, a reivindicar apoios para projetos de requalificação e reabilitação da Fundação Aquilino Ribeiro e do Convento de S. Francisco, tendo obtido do encontro, que aconteceu em Carregal do Sal, a promessa da deslocação do governante a Moimenta da Beira no início do ano de 2023.

A Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, Moimenta da Beira, criada em 1988 pelo filho mais velho, alberga hoje a Casa-Museu dedicada ao autor de Terras do Demo, e é um espaço de cultura e de arte que tem como objetivo primordial eternizar a memória do escritor, contribuindo para a divulgação e promoção da sua obra, e garantir um destino unitário aos bens culturais existentes, valorizando-os através da investigação, incorporação, inventário, documentação, conservação, interpretação, exposição e divulgação com objetivos científicos, educativos e lúdicos.

Todo este edificado está a necessitar de urgentes obras de reabilitação. Tal como o Convento de S. Francisco, da Ordem Terceira, de construção quinhentista (1944/45), hoje pertencente à Efore Beiras (Quinta do Ribeiro), e de atualmente apenas restam as ruínas da igreja.

O convento e quinta onde está localizado serviu de cenário a uma obra e ficção de Aquilino Ribeiro (A Via Sinuosa). Na Casa de Aquilino, em Soutosa, existe um quadro alusivo às ruínas do Convento, assim como pinturas e esculturas relativas, em alguns casos, a S. Francisco e a outros Franciscanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui