Covid-19: 10 concelhos da CIM Douro na lista de “alto risco”

Foram apresentadas, durante o fim de semana, medidas extraordinárias para os concelhos considerados de “alto risco”. No território CIM Douro são 10 os concelhos incluídos nesta lista.

Alijó, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Tabuaço e Vila Real, são estes os concelhos que a partir desta quarta-feira, dia 04 de novembro, ficam abrangidos pelo dever cívico de recolhimento domiciliário, novos horários nos estabelecimentos e teletrabalho obrigatório, salvo “oposição fundamentada” pelo trabalhador, devido à covid-19.

De acordo com o anunciado pelo Primeiro-Ministro, António Costa, nestes concelhos passam a vigorar as seguintes medidas:

– Dever cívico de recolhimento domiciliário;

– Eventos e celebrações limitados a 5 pessoas, salvo se do mesmo agregado familiar;

– Teletrabalho obrigatório;

– Na impossibilidade de teletrabalho, obrigatoriedade de desfasamento de horários;

– Estabelecimentos comerciais encerram às 22H00 (exceções: farmácias, consultórios e clínicas, funerárias, take-away, postos de abastecimento e rent-a-car);

– Restaurantes encerram às 22H30;

– Restaurantes com número máximo de 6 pessoas por mesa, salvo se do mesmo agregado familiar;

– Proibidas feiras e mercados de levante;

Para definir a lista dos 121 municípios, foram incluídos os concelhos com mais de 240 casos de infeção com o vírus da covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, critério é o que é seguido pelo Centro Europeu de Controlo das Doenças, sendo a mesma revista quinzenalmente.

,