IVDP saúda com acordo histórico entre EU e China

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP) congratula-se com o acordo celebrado entre a União Europeia (UE) e a China sobre a proteção das Indicações Geográficas (IG) de ambos os países, tratando-se, porventura, de um dos maiores acordos bilaterais de sempre neste domínio, após 10 anos em negociações.

“Trata-se de um acordo histórico e abrangente e que confere, desde já, proteção a 100 IG da EU, onde se incluem as IG Douro e Porto, Port e Oporto, passando a estar protegidas no mercado chinês”, assegura o presidente do IVDP, Gilberto Igrejas.

O IVDP recorda que a proteção conferida a estas IG é plena, o que significa que, logo após a entrada do acordo em vigor, apenas poderão ser comercializados no mercado chinês vinhos com as designações Douro e Porto que cumpram com os seus requisitos de certificação e controlo.

Este acordo bilateral prevê ainda que, 4 anos aós a sua entrada em vigor, o seu âmbito de aplicação seja alargado a mais 175 IG de ambas as partes. Decorrido este prazo, sublinha o IVDP, está ainda previsto um mecanismo que permitirá acrescentar outras IG.

,