Bolsas de Estudo Miguel Torga atribuídas a 95 alunos do concelho

0
Bolsas de Estudo Miguel Torga atribuídas a 95 alunos do concelho

O Município de Sabrosa celebrou dia 27 de dezembro de 2022, no Auditório Municipal, a atribuição das Bolsas de Estudo Miguel Torga para o Ensino Superior referentes ao ano letivo 2022/2023 a noventa e cinco alunos do concelho.

Para assinalar o momento, durante a tarde, foi realizada uma cerimónia de atribuição, durante a qual os alunos que estiveram presentes, receberam das mãos da Presidente da Câmara um Certificado de Atribuição da Bolsa de Estudo. Posteriormente, todos os alunos contemplados irão receber uma transferência bancária no valor de 600,00€, correspondente à Bolsa do presente ano letivo.

No momento, a Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, fez questão de referir que “Este é um momento importante e esta é sem dúvida uma das melhores medidas que temos em termos de apoios sociais, pois permite incrementar a qualificação da população mais jovem do nosso concelho, a qual é certamente um encargo pesado para os orçamentos familiares.

Sabrosa precisa de vós, precisamos de fixar os jovens, uma vez que, serão vocês enquanto quadros qualificados que nos vão possibilitar ter um concelho mais desenvolvido e mais capaz. São os vossos ativos que vão contribui para isso.” Referiu ainda que “o rácio dos nossos residentes com o ensino superior, sendo de apenas 8,44 % da população, está muito abaixo da média nacional e é isso que queremos mudar.”

A Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, desejou ainda a todos os jovens um percurso feliz, no decorrer do qual deverão “fazer as escolhas de forma consciente, mas de forma a que vos faça sentir realizados, pois assim certamente serão bem-sucedidos e o vosso sucesso, é o sucesso do município, é esta a nossa expectativa e esperança.”

Esta medida apoia anualmente todos os estudantes do concelho de Sabrosa que aí residam há mais de três anos e que tenham tido aproveitamento escolar no ano anterior, sendo que todos os candidatos deverão cumprir todos os restantes parâmetros para a sua atribuição. O município pretende assim colaborar na formação de quadros técnicos superiores na sua área geográfica, contribuindo assim para o desenvolvimento social, económico e cultural do concelho.

O investimento na educação representa uma das prioridades mais prementes do município, que reconhece o mérito e o peso financeiro que a educação e o ensino representam nas famílias do concelho.

A atribuição das Bolsas de Estudo Miguel Torga, representa este ano um investimento global de cerca de cinquenta e sete mil euros para o Município de Sabrosa.