Escadório dos Remédios vandalizado

Santuário Nossa Senhora dos Remédios | Foto: Direitos Reservados

Santuário Nossa Senhora dos Remédios | Foto: Direitos Reservados

Recentemente, o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, tem sofrido diversos atos de vandalismo. A Câmara Municipal, responsável pela manutenção, já gastou milhares de euros na substituição dos aparelhos.

O novo sistema de iluminação do escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios tem sido fustigado durante os últimos meses por sucessivos atos de vandalismo.

No Pátio dos Reis foram danificados oito projetores de solo, que ficaram completamente destruídos, enquanto na “carreira central” foi necessário proceder à substituição de mais quatro projetores. Ao longo do escadório, que integra o monumento mais emblemático da cidade, vários projetores das colunas apresentam também evidentes sinais de apedrejamento. A Câmara Municipal de Lamego, responsável pela manutenção e substituição dos aparelhos, gasta aproximadamente 800 euros em cada material substituído.

A nova iluminação cénica do escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, com recurso a tecnologia LED  (Light Emitting Diode), entrou em funcionamento em janeiro de 2014, através de um projeto desenvolvido pela Associação Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro, tendo sido distinguida com o terceiro prémio no concurso internacional “Auroralia Award 2014” que reconhece, de entre todas as iniciativas de iluminação exterior do mundo, as que melhor minimizam o impacto ambiental do projeto de iluminação.

, , ,