
O Salão Douro da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego foi palco de um jantar de gala onde foram revelados os vencedores da 11ª edição do Concurso InterEscolas, que decorreu nos dias 1, 2 e 3 de março, que reúne em competição os melhores alunos das escolas desta tipologia, de norte a sul do país.
Os alunos da Escola Douro-Lamego foram os grandes vencedores desta noite, arrecadando cinco dos dez prémios, nas categorias: Cozinheiro Aprendiz, Pasteleiro Júnior, Futuro Escanção e Alojamento Hoteleiro. As restantes categorias gratificaram outras escolas: Barista e Turismo (Coimbra), Gestão Hoteleira (Setúbal), Taça Joaquim Janeiro (Estoril) e o Prémio Decathlon (Porto).
Nas diferentes fases da competição, as provas apresentam sempre uma componente individual e em equipa. Os alunos vencedores irão representar o Turismo de Portugal nos concursos internacionais, que decorrem anualmente, em diversas competições e diferentes categorias.
O Diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego, Paulo Vaz, afirmou ao VivaDouro que este tipo de concursos é muito importante para os alunos “porque põe à prova as suas competências, os seus conhecimentos e sujeitam-se a condições competitivas mas ganham alguma à vontade com estas situações de maior pressão e exigência”.
O jantar de gala contou com a presença de mais de uma centena de pessoas, desde figuras conhecidas da região a representantes do Turismo de Portugal, bem como os envolvidos no projeto, alunos e representantes das escolas em competição.
Em discurso, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo afirmou que “para serem bons profissionais, em qualquer área, é necessário começar por se ser um bom cidadão”. Após gratificar a organização do concurso, revelou que “preferia estar no lugar dos alunos” para poder viver e experienciar a azáfama das provas.