Feira da Maçã levou milhares de visitantes a Armamar

Feira da Maçã levou milhares de visitantes a Armamar / Foto: Salomé Ferreira

Feira da Maçã levou milhares de visitantes a Armamar / Foto: Salomé Ferreira

Entre os dias 21 e 23 de outubro Armamar realizou a 8.ª edição da Feira da Maçã, um certame que pretendeu valorizar e divulgar o produ­to ex-libris do concelho, a Maçã de Montanha.

Tendo como base a teoria de que “uma maçã por dia não sabe o bem que lhe fazia” a autarquia de Armamar promoveu a Feira da Maçã, que durante três dias deu a conhecer a Maçã de Montanha, “o porta-estandarte” do concelho que produz cerca de 75 milhões de quilos deste fruto anualmente.

João Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal, faz um “balanço altamente positivo” do certame deste ano. “Embora as condições meteorológicas não tenham ajudado muito” o edil mostra-se satisfeito com a “forte” afluência que o evento teve ao longo do fim-de-semana.

“Essencialmente aquilo que pretendíamos era promover Armamar para o exterior e essa aposta esta ganha, percebemos que grande parte das pessoas que vieram ao certame não são do concelho portanto o objetivo foi alcançado”, acrescentou o edil, revelando que cerca de 6 mil pessoas visitaram Armamar nos dias da Feira.

A Capital da Maçã de Montanha deu assim a conhecer o produto que se distingue por ser uma maçã “mais suculenta, mais crocante e saborosa”, factos que se devem à altitude a que são produzidas.

Para além da rainha do certame também outros produtos endógenos do concelho estiveram em destaque no evento, nomeadamente os vinhos do Douro, “temos rótulos de excelência, servidos às melhores mesas e isso enche-nos de orgulho”, revelou ao VivaDouro o presidente.

A par dos vinhos também o fumeiro e enchidos de “qualidade reconhecida” estiveram presentes no evento, bem como os queijos de cabra, frescos e curados.

A “Terra das Emoções”, como é conhecida, presenteou ainda quem a visitou com vários momentos de animação ao longo do certame, nomeadamente a realização de diversas “Arruadas” por associações do concelho, atuação de Ranchos Folclóricos, dança e ainda a presença das “Marias Malucas” que animaram o recinto da Feira.

Este evento é uma organização em parceria entre a autarquia e a Associação de Fruticultores de Armamar, contando ainda com o apoio da CP-Comboios de Portugal.

, , , ,