Final da Taça de Portugal de Downhill em Tarouca

O final da prova realizou-se em Tarouca|Foto: Direitos Reservados

O final da prova realizou-se em Tarouca |Foto: Direitos Reservados

Tarouca acolheu no fim de semana de 15 a 17 de julho a última etapa da Taça de Portugal de Downhill, que se disputou nas pistas da Serra de Santa Helena. O evento decorreu pela terceira vez no concelho, sendo uma “aposta ganha” para o município.

Ao longo de três dias Tarouca foi o destino dos apaixonados pela modalidade, onde alguns dos mais conceituados pilotos nacionais e internacionais mostraram a sua destreza nas pistas da Serra de Santa Helena, percursos que colocaram à prova a audácia e habilidade dos desportistas.

“O downhill foi uma aposta ganha” afirmou ao VivaDouro José Damião, vice-presidente da autarquia. “Movimenta sempre centenas de pessoas, perto do milhar, que andam por Tarouca”, salientou o autarca, frisando que com os cerca de 200 atletas que participam na prova vêm também as equipas técnicas e familiares, o que é “importante não só para a promoção do concelho mas a dinamização também da economia”.

No dia 16 decorreram os treinos livres, e no dia 17 realizou-se a qualificação marcada para as 11h00 e, por último, às 14h00, a final da Taça de Portugal de Downhill, prova vencida pelo atleta Vasco Bica, que conseguiu o melhor tempo na prova de qualificação e terminou a descida decisiva com o tempo 3’07’’296.

“A adesão das pessoas é muito positiva e aproveitam não só durante o dia na Serra de Santa Helena, a ver ou participar na taça de downhill, mas ao mesmo tempo visitam o concelho, consomem e ficam cá pelo menos durante o fim-de-semana”, declarou o vice-presidente.

 José Damião parabenizou a associação DHTarouca por todo o trabalho desenvolvido, realçando que tem sido “a organizadora de todo o evento, a autarquia limita-se a apoiar financeiramente e logisticamente e, nos dias de provas, com tudo aquilo que temos em termos de equipamento que é necessário e que cedemos gratuitamente para que a associação possa levar a efeito esta prova da taça de Portugal”.

Para além das provas José Damião referiu ainda a importância da dinamização da Serra de Santa Helena, “queremos que a Serra tenha outros tipos de dinamismo que não só o do culto e esta prova vem ajudar nessa nossa intenção”, concluiu.

A Taça de Portugal Downhill está integrada na Federação Portuguesa de Ciclismo e conta com a organização da Associação DHTarouca, com o município de tarouquense e União de Freguesias Tarouca-Dalvares.

 

, , , ,