Freixo recebe Jornadas Gastronómicas do Bacalhau e Concurso de Vinhos Caseiros

Freixo recebe Jornadas Gastronómicas do Bacalhau e Concurso de Vinhos Caseiros / Foto: Direitos Reservados

Freixo recebe Jornadas Gastronómicas do Bacalhau e Concurso de Vinhos Caseiros / Foto: Direitos Reservados

A Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta vai organizar, entre os dias 27, 28 e 29 de Maio, a IIIª edição das Jornadas Gastronómicas do Bacalhau. Maria do Céu Quintas, presidente da Câmara Municipal, espera que o evento leve “muita gente” à vila manuelina.

“Espero que venha muita gente por Freixo comer bacalhau e não só”, afirmou Maria do Céu Quintas ao VivaDouro, ao referir que os espanhóis são quem mais visita a vila por estes dias.

Num formato que envolve a participação dos restaurantes do concelho, cada unidade de restauração participante (8 no total) apresentará um menu específico de bacalhau complementar à carta tradicional.

De acordo com a edil, o que este evento tem de especial “é a economia local lucrar com isso, que é essa a intenção, que sejam os restaurantes a ganhar”, declarou.

Desta forma esta iniciativa insere-se na estratégia de turismo gastronómico e promoção da marca Freixo de Espada à Cinta-Terras de Seda, junto do mercado espanhol, que tem assumido uma crescente preponderância na economia do concelho.

Como reforço deste programa gastronómico, a autarquia organiza, dia 28, o IIº Concurso de Vinhos Caseiros, produzidos exclusivamente no concelho, onde estarão presentes mais de 30 vinhos repartidos pelas categorias de Tintos com Madeira, Tintos sem Madeira, Rosés e Brancos, cuja avaliação vai ser feita por um júri constituído por enólogos (de Portugal e Espanha), jornalistas especializados e produtores.

Ao longo dos três dias em que decorrem as Jornadas Gastronómicas, a nave de exposições do Auditório Municipal acolherá expositores de produtos regionais.

A componente lúdica é preenchida com a atuação da Fadista Dina Pinto (dia 28) e o Encontro de Carros Clássicos (dia 29).

 

, , , , ,