GNR celebra centésimo quarto aniversário em Agrupamento de Escolas

GNR - 100º Aniversário Agrupamento Escolas Lamego

Conjunto de ações visaram aproximar os mais novos da GNR / Foto: Ana Portela

Nos dias 5 a 8 de maio, a GNR realizou na área de Lamego e Tarouca, um conjunto de ações em centros escolares com o objetivo de aproximar os mais novos desta força de segurança.

A Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial de Lamego em colaboração com as valências do Comando Territorial de Viseu realizaram nos dias 5 e 6 de maio no Agrupamento de Escolas de Tarouca e nos dias 7 e 8 de maio no Agrupamento de Escolas Latino Coelho – Lamego, diversas iniciativas com o intuito de comemorar o 104º aniversário da GNR. Os alunos destas escolas puderam conhecer um pouco melhor o trabalho desta força de segurança nacional e assistir a várias demonstrações das diferentes valências que a GNR possui. A atividade começou com uma pequena introdução audiovisual, onde de uma forma lúdica, as crianças conheceram um pouco da história, da missão e das valências da GNR e dos meios que estes utilizam no seu dia-a-dia. De seguida passaram às demonstrações práticas onde puderam experimentar vários dos equipamentos mobilizados.

Em todas elas eram mostradas algumas das ferramentas utilizadas pela GNR na força do seu exercício, como por exemplo: os carros de patrulha, as algemas, os equipamentos de proteção e ainda demonstrações com cães de busca para desaparecidos e busca de estupefacientes. Os dois cavalos em representação da Cavalaria fizeram a alegria de muitas crianças que nele puderam andar pela primeira vez. No concelho de Tarouca existiu ainda uma pista de trânsito que a GNR possui, no sentido de sensibilizar as crianças para as precauções que devem ter na via pública, nomeadamente nas diferentes sinalizações em que têm uma parte teórica e outra prática, onde as crianças se colocaram na posição de condutores e tiveram que respeitar a sinalização de trânsito.

O professor e coordenador do Centro Escolar de Lamego, Gustavo Teixeira, salientou a importância da iniciativa afirmando “esta iniciativa revestiu-se de enorme importância para o Centro Escolar de Lamego porque, além da honra que foi ter sido a opção da Guarda Nacional Republicana para comemorar os 104 anos da sua história, foi também, sem dúvida alguma, o reconhecimento do Centro Escolar de Lamego como a Escola de referência no concelho de Lamego e na própria região. E, como bem entenderá, isso deixa-nos muito orgulhosos”, acrescentando ainda que “estes dias representam um momento inesquecível para cada uma das crianças da Escola, algo que perdurará durante muito tempo na sua memória”.

No total estavam presentes cerca de quinze guardas e várias representações dos meios da GNR, entre os quais o Núcleo de Proteção Ambiental, a Escola Segura, o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro, os Binómios Cinotécnicos e a Cavalaria. Segundo o Capitão de Infantaria, Fábio Lamelas “estas ações têm em vista principalmente a divulgação dos meios que a guarda possui e um aproximar da guarda à sociedade civil”, acrescentando ainda que “as crianças são o elo que nos liga aos pais, ou seja, é o ponto de partida para sensibilizarmos os pais, é através dos filhos chegar e com uma ação ligada aos miúdos, acaba por se chegar a um ponto fundamental que é a sensibilização também dos pais”.

, , , ,