Manuel Lima Bastos apresentou obra dedicada a Aquilino Ribeiro em Sernancelhe

Manuel Lima Bastos apresentou obra dedicada a Aquilino Ribeiro em Sernancelhe/ Foto: Salomé Ferreira

Manuel Lima Bastos apresentou obra dedicada a Aquilino Ribeiro em Sernancelhe/ Foto: Salomé Ferreira

Manuel de Lima Bastos apresentou, no dia 9 de abril, no Auditório Municipal de Sernancelhe, o livro “Mestre Aquilino, Caçador e a Gaitinha do Capador”, uma edição Sopa das Letras, com o apoio do município de Sernancelhe. Na sessão de apresentação marcaram presença Arlindo Cunha, antigo ministro da Agricultura, e D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal.

Reconhecido pela sua dedicação a Aquilino Ribeiro, o livro agora apresentado é a nona obra de Manuel Lima Bastos e a segunda dedicada ao tema da Caça.

Foi no ano de 2009 que o autor conquistou o Prémio Literário da Ordem dos Advogados, com a obra “À Sombra de Mestre Aquilino”, também dedicada ao autor de “Terras do Demo”.

“É novamente por arte e engenho de Manuel Lima Bastos que Aquilino Ribeiro recebe mais uma merecida homenagem”, afirmou Carlos Silva, presidente da autarquia, na apresentação da obra.

“Comprovadamente, Lima Bastos é um grande admirador de Aquilino Ribeiro, um discípulo que, sempre que nos visita em preparação das suas obras, parte à descoberta do sentir e do pulsar das nossas gentes, seja em que freguesia for, mergulhando na autenticidade que nos carateriza, tão-somente para conseguir passar para as páginas dos seus livros os roteiros, pintar os acontecimentos, destacar a caça, surpreendendo-nos sempre com a novidade – num tempo em que o frenesim dos dias parece não deixar vagar para a contemplação”, acrescentou o edil.

Arlindo Cunha, antigo ministro da Agricultura, evidenciou as qualidades literárias do autor, sublinhando que Manuel de Lima Bastos é detentor de um “estilo que tem originalidade”, e “identifica-se com a cultura das gentes da Beira”, definindo-o ainda como um defensor dos “valores do mundo rural”.

Terminou a sua intervenção reconhecendo que “Lima Bastos e Aquilino fazem-nos um apelo para que lutemos pelo mundo rural”.

Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal, começou o seu discurso por revelar o gosto que tem em ir a Sernancelhe, “é um município muito bem sonhado e realizado, com uma preocupação muito grande com a cultura”, afirmou.

“Lima Bastos é um fenómeno e a prova disso vem-nos logo do interesse da Câmara Municipal de Sernancelhe, que ao conhecê-lo fez logo dele seu”, referiu o Bispo Emérito de Setúbal.

Revelando que vai continuar com a produção literária, Lima Bastos confidenciou ter descoberto a origem do termo “Mestre Aquilino”, assegurando que o mesmo terá sido conhecido em 1941 através de uma carta dirigida por António Pedro a Aquilino Ribeiro.

 

 

 

, , , , ,