Mau tempo causa transtornos na região

Desde a tarde de ontem que têm sido vários os constrangimentos sentidos nos concelhos do Douro devido ao mau tempo que se faz sentir na região.

Às primeiras horas de hoje o IP4 chegou a estar encerrado mas, segundo o VivaDouro conseguiu apurar junto de fonte do Comando Territorial de Vila Real da GNR, a via “já reabriu ao trânsito sendo aconselhável a máxima precaução para quem ali circula” devido à chuva e ao nevoeiro que se fazem sentir.

Em Sabrosa, Murça e Alijó, as escolas não abriram esta manhã e em Sernancelhe os alunos foram dispensados cerca das 11 horas devido à falta de condições, “em especial pela falta de luz”, confirmou fonte municipal ao nosso jornal. O Colégio Salesiano de Poiares, no concelho de Peso da Régua dispensou também todos os alunos das atividades escolares.

Em Vila Real os serviços camarários consideraram que estavam reunidas as condições para o normal funcionamento das escolas, no entanto, alguma direções escolares optaram pelo encerramento dos estabelecimentos, não tendo sido possível ao nosso jornal, até ao momento, confirmar quais.

A falta de luz tem sido também um problema em outros concelhos da regiao como Sabrosa, São João da Pesqueira e Tabuaço. Esta situação tem afetado diferentes serviços, incluindo serviços camarários.

Em toda a região são poucas as estradas cortadas mas existem vários condicionamentos à circulação, em especial devido ao gelo acumulado e à queda de alguns ramos de árvores, situações que têm sido resolvidas pelos serviços de protecção civíl camarários com apoio dos bombeiros locais, como é o caso de Armamar onde o comandante dos bombeiros locais, Nuno Fonseca confirmou ao nosso jornal.

Ainda em Armamar a principal dificuldade prende-se com as comunicações estando o concelho sem acesso à internet desde a noite de ontem. Em Sernancelhe as comunicações também foram bastante afetadas em especial os telefones e as redes móveis apresentam também alguns problemas.

Fonte da Câmara Municipal de Mesão Frio, contactada pelo VivaDouro confirmou o corte de diversas vias e ainda um acidente envolvendo uma viatura de transporte escolar. “Desde a noite passada, estão cortados os acessos desde o Lugar de Donsumil (Freguesia de Vila Marim) até ao Lugar de Passos (pertencente à freguesia de Sedielos, concelho de Peso da Régua). Dentro do concelho de Mesão Frio estão também cortados os acessos desde o lugar da Carreira Chã até ao lugar de Donsumil (freguesia de Vila Marim) e o acesso ao Miradouro de São Silvestre (freguesia de Mesão Frio Santo André).
Os cortes devem-se à queda de várias dezenas de árvores, nomeadamente, castanheiros e pinheiros.
Hoje, de manhã, um autocarro da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio, que realizava o transporte de alguns alunos da escola secundária de Mesão Frio, foi atingido por alguns ramos de árvores, não se registando danos humanos.

Segundo as informações dadas ao VivaDouro por Fábio Felix, um dos administradores da página do Facebook “Meteo Trás-os-Montes”, na próximas horas prevê-se a “continuação da chuva e do nevoeiro em toda a região com possibilidade de trovoadas e queda de granizo em algumas zonas. A neve poderá estar de volta na tarde de amanhã em cotas nunca inferiores aos 700, 800 metros”.