“Mercadito da Fruta e Vegetais” assinala Dia da Alimentação

O Município de Lamego, através do Projeto “Lamego Educa”, assinalou mais uma vez o Dia Mundial da Alimentação convidando a comunidade educativa a refletir sobre as escolhas e os hábitos alimentares saudáveis e o papel a desempenhar na redução do desperdício alimentar.

Para tal, dinamizou junto dos alunos do 1º ciclo e do pré-escolar uma ação de sensibilização nesta área.

Nos refeitórios dos estabelecimentos de ensino dos agrupamentos de escolas Latino Coelho e da Sé, parceiros institucionais deste Projeto, as crianças foram convidadas a visitar o “Mercadito da Fruta e Vegetais” com o objetivo de conhecer os nutrientes e os benefícios de uma alimentação saudável, equilibrada e completa.

Durante este encontro, também foram abordados quatro eixos fundamentais para alcançar este objetivo: comer frutas e vegetais, escolher produtos locais e sazonais, reduzir o desperdício alimentar  e cultivar a própria horta.

O direito das crianças a uma alimentação saudável e adequada é uma preocupação do Município de Lamego. Esta autarquia foi uma das primeiras em todo o país a contratar os serviços de uma nutricionista para orientar a elaboração das ementas servidas nos estabelecimentos de ensino do concelho.