Neve pinta a região no arranque de dezembro

A queda abrupta das temperaturas desde o final da tarde de ontem (03/04), provocada pela tempestade Dora, trouxe a neve à região duriense que vai sendo pintada de branco em diversos locais.

Lamego – Serra das Meadas (foto: BVL)

Até ao momento chegaram à nossa redação relatos de neve em 12 concelhos da região: Armamar, Lamego, Mesão Frio, Murça, Penedono, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca e Vila Real.

Em Lamego há condicionamento de estradas municipais em diversos pontos do concelho tal como acontece na A24, na ligação com Castro Daire, à passagem pela zona de Bigorne. A nossa redação conseguiu também já confirmar que a neve cai ainda na cidade, uma situação que se pode prolongar por todo o dia de hoje.

Em Vila Real a neve cai com maior intensidade na Serra do Alvão estando já a Proteção Civil Municipal a prestar auxílio às populações das zonas mais isoladas como é exemplo Lamas de Olo.

Em Tabuaço o cenário é idêntico, de acordo com os bombeiros tabuacenses, as estradas das freguesias de Arcos, Chavães e Sendim encontram-se condicionadas e a estrada que liga Tabuaço a Vale de Figueira, pelo Alto da Escrita, está mesmo encerrada ao trânsito. De acordo com a informação disponibilizada os Bombeiros Voluntários de Tabuaço (BVT) ”já se encontram no terreno com 8 operacionais e 4 veículos, em estreita colaboração com o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Tabuaço”, a zelar pela segurança das populações apelando a que as deslocações sejam “limitadas ao estritamente necessário, por forma a se evitar a exposição ao risco”.

De acordo com informações disponibilizadas pelo IPMA as condições adversas deverão manter-se até ao final do dia de amanhã, dia 5, continuando a registar-se uma descida das temperaturas, vento forte e queda de neve a partir dos 600 metros, podendo mesmo registar-se alguns episódios a cotas mais baixas. A queda de granizo é também uma possibilidade em diversos pontos da região.

Veja aqui algumas imagens da neve que está a marcar este dia:

Lamego – Serra das Meadas (foto: BVL)

Penedono (foto: Meteo Trás-os-Montes)

Penedono (foto: Rui Bernardino)

Sernancelhe (foto: Olavo Azevedo)

Tabuaço (foto: BVT)

Tabuaço (foto: BVT)

Tabuaço (foto: BVT)

Vila Real – Lamas de Olo (foto: SMPC-VR)

S. J. da Pesqueira – Paredes da Beira

S. J. da Pesqueira – Paredes da Beira

S. J. da Pesqueira – Paredes da Beira

S. J. da Pesqueira – Paredes da Beira