“Museu Solidário” superou as expectativas

O evento decorreu a 1 de julho | Foto: Direitos Reservados

O evento decorreu a 1 de julho | Foto: Direitos Reservados

No primeiro dia do mês de julho, o Museu de Lamego recebeu as associações lamecenses Portas P’rá vida e a Cruz Vermelha para o evento “Museu Solidário”. A atividade resultou do estágio curricular de alguns alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego.

O principal objetivo da iniciativa “Museu Solidário” foi “chamar a atenção para o trabalho destas instituições”, ao mesmo tempo que promovia a recolha de bens alimentares e vestuário, afirmou a instituição.

“A iniciativa de recolha de alimentos partiu de Letícia Branco, Maria Azevedo e Pedro Almeida, o grupo de estagiários do curso de Gestão Turística Cultural e Patrimonial”, salientou Luís Sebastian, diretor do Museu, acrescentando que os alunos “desenvolveram a ideia original e assumiram a organização da iniciativa que intitularam de “Museu Solidário””.

Luís Sebastian frisou a importância da parceria entre o Museu de Lamego e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL), e do grupo de jovens que foram “muito para além do exigível”, tendo “a sensibilidade humana que o cariz social da iniciativa revela”.

Uma peça de roupa ou um alimento foi o pedido do “Museu Solidário” para quem pretendesse participar nesta causa de cariz solidário, sendo que todos os bens recolhidos reverteram a favor das instituições presentes na iniciativa.

Para o diretor do Museu lamecense a adesão do público a esta iniciativa de solidariedade “superou as expectativas”. “A simbiose criada entre as centenas de visitantes que diariamente visitam o Museu de Lamego, o funcionamento da esplanada instalada no pátio do museu e as pessoas que acorreram ao museu especialmente para o evento, não só contribuiu para uma elevada afluência, como gerou um ambiente de verdadeira comunhão e solidariedade, entre públicos diferentes, nacionais e estrangeiros”, afirmou Luís Sebastian.

“O objetivo foi por isso não só cumprido, como o resultado, em termos de doações, bastante significativo”, concluiu.

 

, , , ,