O Turismo Criativo chega ao Norte de Portugal

Foto: Direitos Reservados

De uma parceria entre três Operadores Turísticos, a Douro-Wellcome, a Porto-Wellcome e a Genuine Galicia nasceu o primeiro projeto de Turismo Criativo no Norte de Portugal.

A apresentação realizou-se no passado dia 3 de Junho, em Vilarelho da Raia, Chaves, no âmbito dos Caminhos do Contrabando no meio de muita ação, por entre ex-contrabandistas, ex- guardas-fiscais, ex -carabineiros e muitos mais.

Inspirado no novo conceito internacional de Turismo Criativo, este projeto pretende proporcionar aos visitantes do Norte de Portugal e da Galiza um conjunto de novas experiências e produtos turísticos, com o objetivo de desenvolver o potencial criativo dos participantes, através do seu envolvimento ativo em workshops, cursos e outras experiências de aprendizagem que sejam características destes destinos turísticos.

“Considerada uma forma emergente de fazer turismo, tanto pelo lado da oferta como pelo lado da procura, permite ao turista aprofundar o contacto e conhecimento com a cultura local, através da participação direta em atividades culturais e criativas, na maior parte das vezes envolvendo as populações locais”, explicou a organização do projeto.

O projeto encontra-se num processo de certificação na Plataforma “Creative Tourism Network”.

, , ,