Oficina das Artes chega ao Museu nas férias da Páscoa

Fachada do Museu de Lamego | Foto: Direitos Reservados

Fachada do Museu de Lamego | Foto: Direitos Reservados

De 21 a 26 de março, realizar-se-á no Museu de Lamego a Oficina das Artes, para jovens entre os 6 e os 17 anos. A iniciativa conta com o apoio do Museu, do Teatro Ribeiro Conceição e da Liga dos Amigos do Museu de Lamego.

A iniciativa Oficina das Artes, surgiu através da atriz Sílvia Pinto Ferreira, também criadora no âmbito das artes performativas, vocacionada para projetos artísticos multidisciplinares e comunitários.

“Esperamos com mais este projeto humanizar o Museu, contando a sua história através dos objetos, proporcionando novas experiências e fomentando a empatia com os públicos”, revelou fonte do Museu de Lamego, acrescentando que o objetivo é “também conseguir novos olhares sobre as peças, os olhares de crianças e jovens”.

O último dia da iniciativa será diferente, pois estarão abertas ao público e os participantes serão desafiados a expor os resultados do trabalho desenvolvido através de uma apresentação da peça que exploraram.

Na perspetiva do Museu de Lamego, “as oficinas de teatro assumem-se como um veículo para a construção de uma experiência de descoberta e exploração da coleção do Museu”, tendo como base de todas as sessões, direcionadas para faixas eária específicas, duas gravuras da coleção e, a partir daí, todo o programa artístico-pedagógico explorará a criatividade e a expressão corporal e vocal dos participantes, “que terão oportunidade de experimentar outros modos de conhecer e mostrar uma peça e de construir novas histórias a partir da história”.

As expectativas em relação ao projeto, são de que “todos saiam enriquecidos com esta nova experiência e de que regressem, numa iniciativa que abre mais uma vez as portas a toda a região”, conclui fonte do Museu de Lamego.

, , , ,