Orçamento de três milhões de euros para obras em Mesão Frio

O presidente da autarquia, Alberto Pereira | Foto: Direitos Reservados

O presidente da autarquia, Alberto Pereira | Foto: Direitos Reservados

No início do mês de setembro, o presidente da autarquia mesão-friense, Alberto Pereira, realizou uma sessão de esclarecimento pública sobre os próximos três projetos do município, que passam pela construção do campo de jogos municipal, a capela mortuária e o Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU) da Rua da Carreira.

O principal objectivo com a realização de uma sessão de esclarecimento foi o de “dar a conhecer e de ouvir o que os munícipes têm para dizer sobre as obras que temos para o concelho”, afirmou Alberto Pereira, presidente da autarquia. Até ao momento foram já aprovadas candidaturas no valor de 3 milhões de euros em obras no município. O campo de futebol com o investimento total elegível que ascende os 370 mil e 735 euros é comparticipado em 60 por cento (222 mil e 441 euros), tal como refere o contrato-programa. Neste momento está em curso a terraplanagem, bem como a construção do muro da plataforma que vai dar lugar ao campo de jogos. A capela mortuária, outra das obras da autarquia em colaboração com a Junta de freguesia de Mesão Frio – Santo André, foi adjudicada pelo valor de 70 mil e 903 euros. “Somos provavelmente um dos poucos concelhos do país que não tem uma capela mortuária na sede de concelho. Felizmente, esta obra estará concluída dentro de sete meses”, garantiu o edil. Com cerca de 80 metros quadrados, a capela mortuária vai ser construída junto à antiga escola primária Prof. Maria Angélica, com entrada independente ao edifício já existente e equipada com casas de banho.

Para a efetivação do Plano de Ação para a Regeneração Urbana da Rua da Carreira, o executivo aguarda apenas a sua aprovação. No PARU de Mesão Frio estão contemplados nove projectos, entre os quais a reabilitação do edifício da torre de Santa Cristina e toda a sua área envolvente, no valor de 270 mil euros. A reabilitação da Rua da Carreira pretende recuperar o piso, resolver o problema das águas pluviais, construir passeios para os peões e requalificar o tanque das Fontainhas. No valor global de 240 mil euros, o PARU compreende também a reabilitação das ruas do Balcão, do Jardim, da Vitória e do Largo da Estopa. A reabilitação do espaço do Largo do Cruzeiro e do Largo da Variante, a reabilitação do espaço público do Largo da Independência, a criação de um fundo de apoio a privados que desejem reabilitar as suas casas da zona histórica de Mesão Frio e a reabilitação do espaço público da Avenida Conselheiro Alpoim, são também aspetos incluídos neste plano.

Todas as obras propostas pelo executivo municipal estão calendarizadas para o período entre o ano de 2016 e o ano de 2020 e que, de acordo com a autarquia, “vão sendo concretizadas conforme as prioridades, nunca descurando as necessidades mais básicas dos munícipes, como a habitação social, a educação, o apoio à terceira idade, bem como o equilíbrio financeiro da autarquia”.

, , ,