Outubro é o mês da Cultura e Património em Carrazeda de Ansiães

Foto: Direitos Reservados

Foto: Direitos Reservados

Durante os dias 9 e 25 de outubro realiza-se, em Carrazeda de Ansiães, o mês da Cultura e Património, com a dinamização de diversas atividades e eventos nestas áreas. A iniciativa fica a cargo da Câmara Municipal.

O mês de outubro chega a Carrazeda de Ansiães com um cenário de outono recheado de eventos. De acordo com o município, “o objetivo desta iniciativa é a dinamização de atividades culturais no concelho, quer através da divulgação do seu vasto património histórico-cultural, quer através da promoção de vários espetáculos de cinema, música e teatro”.

A primeira semana, dedicada ao património e arte, iniciou-se no dia 9 de Outubro, no auditório do CITICA, com o coloquio intitulado “Património Militar do Norte de Portugal, Ações de Preservação e Valorização em Monumentos Classificados”. O dia 10 de outubro ficou marcado pela apresentação do livro: “Parque Internacional de Escultura de Carrazeda de Ansiães, dirigida por José Morais de Neves.

Na segunda semana, que se encontra a decorrer, o tema primordial será a literatura e contará com uma exposição e venda de livros de autores transmontanos, assim como mesas redondas que abordarão temas regionais e locais moderadas por editores da Lema D’ Origem, Mosaico das Palavras e Poética Edições. O término desta semana será protagonizado pela apresentação do livro “Linha do Vale do Sabor”, que foi publicado sob a coordenação do historiador Carlos de Abreu, no dia 18 de outubro.

Na última semana é a gastronomia local que estará em destaque, estando previsto o lançamento da “Rota Saberes e Sabores da Memória” que envolve visitas guiadas às diferentes unidades museológicas que constituem o Museu da Memória Rural. O evento será acompanhado pela degustação de diferentes produtos da gastronomia transmontana.

 

, , , ,