Douro renova mandato a Marcelo

A região do Douro seguiu a tendência nacional dando a vitória a Marcelo Rebelo de Sousa em todos os concelhos. André Ventura foi o segundo mais votado pelos durienses, seguido de Ana Gomes.

Tal como na primeira eleição, Marcelo Rebelo de Sousa consegue uma vitória expressiva nos 19 concelhos da CIM Douro. O Presidente agora reeleito conseguiu o melhor resultado em Sernancelhe chegando aos 73,74%. No outro extremo fica a votação conseguida pelo “Professor” em Vila Real, 58,85%.

Atrás de Marcelo Rebelo de Sousa surge André Ventura, o candidato do partido Chega foi o segundo mais votado em 16 dos 19 concelhos da região, ficando atrás de Ana Gomes apenas em Mesão Frio, Penedono e Peso da Régua. Torre de Moncorvo foi o concelho onde André Ventura conseguiu a sua maior votação, 17,23%, enquanto em Mesão Frio regista o mais curto resultado, 8,88%.

Ana Gomes é a candidata que fecha o pódio na região, a ex-eurodeputada consegue apensas superar os 10% de votação em nove dos concelhos da Comunidade Intermunicipal. Em Sernancelhe a candidata conseguiu apenas 4,80% dos votos, ficando em quarto lugar, sendo ultrapassada por Vitorino Silva que chegou aos 4,95%. O melhor resultado na região do candidato também conhecido como “Tino de Rans” foi conseguido em São João da Pesqueira com 6,68%.

Dos restantes resultados destaca-se o último lugar de Tiago Mayan em 12 dos 19 concelhos da CIM Douro. O candidato da Iniciativa Liberal registou o seu melhor resultado em Vila Real (3,06%) e o pior em Tabuaço (1,21%).

João Ferreira foi quem registou o pior resultado, em Sernancelhe o candidato apoiado pelo PCP ficou-se pelos 0,38%.

Olhando para os números da abstenção percebe-se que, uma vez mais, a região seguiu a tendência nacional registando uma média ligeiramente superior a 60%. Moimenta da Beira foi o concelho onde mais votantes foram às urnas, 43,74%, já em Sabrosa a abstenção regista o valor mais elevado com apenas 29,79% dos eleitores a exercerem o seu direito.

A nível nacional Marcelo Rebelo de Sousa é assim reeleito com 60,70% dos votos, um crescimento de 8,70% relativamente a 2016. Ana Gomes consegue o segundo lugar com 12,97% e André Ventura termina na terceira posição com 11,90%.

Relativamente a 2016 a abstenção cresce cerca de 10%, dos 51,26 para os 60,51%.

Confira aqui os resultados finais na CIM Douro: