Projeto “Aldeias Humanitar” pretende levar mais cuidados de saúde aos cidadãos

Autarcas reuniram em Sernancelhe/ Foto: Salomé Ferreira

Autarcas do Douro Sul estiveram reunidos no dia 20 de março em Sernancelhe para debater o projeto “Aldeias Humanitar” que pretende levar mais e melhores cuidados de saúde e sociais aos cidadãos.

O projeto piloto resulta da parceria entre a Rede Social de Saúde e os Municípios de Sernancelhe e Penedono e vai começar a ser implementado no terreno a 1 de junho. A apresentação à comunidade do “Aldeias Humanitar” está marcada para 19 de maio no Encontro Regional da Saúde e Social.

Depois destes dois municípios também outros concelhos do Douro Sul já mostraram interesse em aderir ao projeto que tem como referência a prestação de serviços paliativos ao domicílio, mas também cuidados continuados e sociais.

Os autarcas do Douro Sul e a Rede Social de Saúde dão assim as mãos para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos cidadãos desta região num projeto que conta com o alto patrocínio da Presidência da República.

“Tentar dinamizar programas inovadores no sentido de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, dar-lhes mais felicidade, queremos tornar as pessoas mais felizes”, explicou Mário Pinto, assessor para a Saúde na Presidência da República, acerca dos objetivos do projeto.

O projeto promove atitudes conjuntas de vários agentes do território, nomeadamente da área da saúde e social, mas também as autarquias, o Serviço Nacional de Saúde e a Segurança Social.

“Aquilo que ambicionamos é que para além dos municípios, que estão a aderir muito bem, que também os Cuidados de Saúde Primários se aproximem deste projeto e deem às pessoas a possibilidade de terem os serviços que necessitam, nomeadamente as equipas de cuidados continuados que através deste projeto rapidamente podiam ser criadas”, afirmou Domingos Nascimento, presidente da Rede Social de Saúde.

“Acreditamos que todas estas estruturas vão dar as mãos para conseguir criar um grande projeto no Douro sul”, acrescentou.

 

 

 

, , , , , , , , ,